Três projetos distinguidos na 1ª edição da iniciativa

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email
image

Já são conhecidos os resultados da primeira edição do Selo Municipal de Cidadania Ativa, uma iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos que visa reconhecer e valorizar o trabalho de entidades locais que promovem a formação, a participação cívica e o envolvimento dos jovens na comunidade.

Destinado a associações, agrupamentos escolares, instituições e grupos informais que desenvolvem projetos com impacto social e educativo, este selo constitui um instrumento de reconhecimento público, destacando o contributo para o crescimento pessoal, social e cívico da juventude de Matosinhos.

Na edição de 2025, foram submetidas 20 candidaturas, refletindo a diversidade, dinamismo e inovação do tecido associativo e educativo do concelho. Os projetos apresentados demonstraram uma forte aposta numa cidadania mais ativa, inclusiva e transformadora.

Após análise do júri, composto por representantes da Câmara Municipal de Matosinhos, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e da Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (FAJDP), foram distinguidas as seguintes entidades e projetos:

• Centro de Recreio Popular da Freguesia de Lavra – “Juntos na Diferença”

• Agrupamento de Escolas de Perafita – “A(MA)tosinhos | inclusão, articulação E-arte”

• Junta de Núcleo Litoral do Corpo Nacional de Escutas – “Projeto Educativo do CNE”

O júri destacou o impacto, a abrangência e o carácter mobilizador das propostas premiadas, sublinhando os efeitos positivos e duradouros do trabalho destas entidades junto dos jovens e da comunidade.

O Selo Municipal de Cidadania Ativa é um projeto cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da União Europeia.

Não perca as nossa notícias. Subscreva já a nossa NewsLetter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore