Já são conhecidos os resultados da primeira edição do Selo Municipal de Cidadania Ativa, uma iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos que visa reconhecer e valorizar o trabalho de entidades locais que promovem a formação, a participação cívica e o envolvimento dos jovens na comunidade.
Destinado a associações, agrupamentos escolares, instituições e grupos informais que desenvolvem projetos com impacto social e educativo, este selo constitui um instrumento de reconhecimento público, destacando o contributo para o crescimento pessoal, social e cívico da juventude de Matosinhos.
Na edição de 2025, foram submetidas 20 candidaturas, refletindo a diversidade, dinamismo e inovação do tecido associativo e educativo do concelho. Os projetos apresentados demonstraram uma forte aposta numa cidadania mais ativa, inclusiva e transformadora.
Após análise do júri, composto por representantes da Câmara Municipal de Matosinhos, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e da Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (FAJDP), foram distinguidas as seguintes entidades e projetos:
• Centro de Recreio Popular da Freguesia de Lavra – “Juntos na Diferença”
• Agrupamento de Escolas de Perafita – “A(MA)tosinhos | inclusão, articulação E-arte”
• Junta de Núcleo Litoral do Corpo Nacional de Escutas – “Projeto Educativo do CNE”
O júri destacou o impacto, a abrangência e o carácter mobilizador das propostas premiadas, sublinhando os efeitos positivos e duradouros do trabalho destas entidades junto dos jovens e da comunidade.
O Selo Municipal de Cidadania Ativa é um projeto cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da União Europeia.