Dizem que não há noite como esta, em que não se dorme e se aproveita para homenagear o santo da cidade de corpo e alma. A Noite de São João está quase a chegar, com propostas para todos os gostos e uma cidade em verdadeira festa. Pela primeira vez, o fogo de artifício irá decorrer da Ponte Luís I até à Ponte da Arrábida, num espetáculo de luz e cor com 16 minutos de duração.
Se há momento no ano em que a cidade do Porto se une ao redor de um bem comum, esse momento é, sem dúvida, o São João. De 23 para 24 de junho, a cidade não dorme para celebrar, com animação e muita euforia, o seu santo do coração.
Este ano, e à semelhança dos anos anteriores, a animação divide-se por três palcos principais, com música para todos os gostos – mas com alegria garantida.
No Largo do Amor de Perdição, a noite é dedicada à música popular, com concertos de Herman José (22h00) e Quim Barreiros (à 00h20). A noite termina com o DJ SET de Pimbáu b2b DJ Paulo Cunha Martins.
Nos Jardins do Palácio de Cristal estará instalado o palco mais “pop” do São João, onde as cantoras Claúdia Pascoal (22h00) e Ana Bacalhau (00h20) apresentam os seus sucessos mais recentes. A fechar a noite, há música para dançar ao som da Equipa Turbó Baile.
Já na Casa da Música, a noite promete ser surpreendente. O palco abre com Tio Jel (22h00), segue com Ena Pá 2000 (mítica banda da Manuel João Vieira, que para este concerto convida João Melo, vocalista dos Fúria do Açúcar, a partir das 23h00) e termina com o DJ Fernando Alvim, depois da 01h00.
Pela primeira vez, todos os concertos nos palcos principais terão interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Maior fogo de artifício com novos pontos para assistir
Mas o maior destaque da noite vai para o espetáculo de fogo de artifício que, pela primeira vez, irá ser lançado entre a Ponte Luís I e a Ponte da Arrábida. Durante 16 minutos, um espetáculo de luz e som irá encher os sons da cidade, num momento que prometer ser, mais uma vez, mágico.
Neste ano, haverá assim mais locais para ver este espetáculo com toda a imponência, possibilitando a que as pessoas possam escolher mais locais para assistir ao maior momento da noite. Assim, para além da habitual zona da Ribeira do Porto, a população poderá assistir ao fogo de artifício a partir do Parque de Estacionamento da Alfândega, da zona superior da Rua da Restauração, do Passeio das Virtudes e da Marginal entre o Cais das Pedras e a Ponte de Arrábida, entre outros, podendo, desta forma, usufruir de um espetáculo único na noite mais longa do Porto.
Condicionamentos de trânsito e reforço nos transportes públicos
Tal como acontece todos os anos, e devido ao espetáculo de fogo de artifício, algumas artérias e locais ficarão interditos ao trânsito e com limitação de circulação de forma temporária.
Nesta data, a STCP e a Metro do Porto irão reforçar os serviços durante toda a noite, sendo estas as melhores alternativas para se deslocar para a cidade do Porto. Mas para acesso ao epicentro da festa o melhor é chegar cedo, pois as estações de metro dos Aliados e São Bento irão encerrar às 22h00 de 23 de junho.
Haverá ainda vários parques de estacionamento com tarifas reduzidas, como é o caso do Parque Metro da Estação do Estádio do Dragão, do Parque da Estação Ferroviária de Campanhã e do Parque Brasília, na Avenida da Boavista.
Já o lançamento de balões de São João, tão característico desta noite especial, será permitido entre as 21h45 do dia 23 de junho até à 01h01 do dia 24 de junho.