A Câmara Municipal de Santo Tirso inaugurou este fim de semana o Parque de Lazer do Rosal, em Rebordões. A cerimónia decorreu no âmbito das comemorações do 28.º aniversário da Elevação de Rebordões a Vila, num momento que celebrou a valorização do território, o reforço da coesão comunitária e a aposta contínua na qualificação ambiental do concelho.
O Parque de Lazer do Rosal resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Santo Tirso e a Junta de Freguesia de Rebordões, representando uma aposta clara na criação de mais espaços verdes, pensados para o lazer, o convívio intergeracional e a melhoria da qualidade de vida da população.
Durante a cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, destacou que este novo equipamento integra uma estratégia ambiental estruturada, que tem colocado Santo Tirso num patamar de referência nacional.
“O ambiente, a natureza e a qualidade de vida não são acessórios, são centrais no nosso projeto político”, acrescentou Alberto Costa, lembrando que “Santo Tirso é, reconhecidamente, um dos municípios da Área Metropolitana do Porto com mais áreas verdes por habitante”.
Entre os projetos em curso, foi sublinhada a execução do Plano Estratégico de Reabilitação de Linhas de Água, a valorização das margens dos Rios Ave e Vizela, a criação de corredores ecológicos, todo o trabalho feito no âmbito da Associação de Municípios Corredor do Rio Leça, e a mobilização cívica através das Brigadas Verdes.
O Parque de Lazer do Rosal foi também apresentado como um exemplo de cooperação bem-sucedida, destacando-se o papel da Junta de Freguesia de Rebordões, envolvida em todas as fases do projeto: da elaboração do regulamento à gestão futura do espaço, passando pelo envolvimento da Comissão de Festas de S. Tiago para a dinamização do parque e a recente assinatura do acordo de colaboração no âmbito das Brigadas Verdes.
Um dos momentos marcantes da cerimónia foi a homenagem ao arquiteto Romeu Lima, Chefe do Serviço de Projetos da Câmara Municipal e responsável pelo projeto do Parque de Lazer do Rosal, recentemente falecido.
A inauguração contou com a presença da deputada da Assembleia da República, Sofia Andrade, do presidente da Assembleia Municipal, Fernando Benjamim, da vereadora do Ambiente, Ana Maria Ferreira, e do presidente da Junta de Freguesia, João Carneiro.
A inauguração do Parque de Lazer do Rosal representa, assim, mais do que a abertura de um novo espaço verde: simboliza o compromisso da autarquia com a sustentabilidade ambiental, a valorização do território e a promoção do bem-estar das populações.