Qualidade de Ouro: zonas balneares da Foz, Gondarém e Homem do Leme recebem galardão de excelência ambiental

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email
image-3

A atribuição do prestigiado prémio às praias do Porto, premeia o esforço contínuo em assegurar a excelente qualidade e a sustentabilidade das águas balneares. O Porto inicia assim a época balnear com sete novas praias “Qualidade de Ouro”, que se juntam à do Homem do Leme, já distinguida com o galardão em 2023.

O reconhecimento, por parte da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, indica que as zonas balneares da Foz, Gondarém e Homem do Leme – que reúnem 8 praias – não registaram qualquer contaminação na última época balnear e mantiveram a classificação da qualidade “Excelente”, durante cinco épocas balneares consecutivas, obtendo assim a classificação “alta qualidade da água”.

A prestigiada distinção reforça o posicionamento do Porto como destino de excelência e bem-estar ao preservar a qualidade ambiental das suas praias. Por exemplo, o “Programa Bandeira Azul”, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) – Secção Portuguesa da Fundação de Educação Ambiental (FEE) consolida o esforço da invicta na salvaguarda do ambiente marinho, ao realizar inúmeras ações de proteção do ecossistema costeiro.

Saliente-se que este ano, o Porto conta com 9 praias “Bandeira Azul”, das quais 2 têm a menção “Praia Acessível – Praia para Todos!” (Praia do Homem do Leme e Praia do Carneiro). A vistoria final decorre na terça-feira, 18 de junho, dia marcado pelo hastear oficial das bandeiras, que terá lugar na praia do Molhe, pelas 16 horas.

Ações e monitorização das praias

Com o objetivo de assegurar a qualidade das praias, as equipas da Águas e Energia do Porto realizam ações com impacto direto nas zonas balneares como, por exemplo, a monitorização em tempo real do funcionamento das redes de drenagem e a verificação diária das condições das infraestruturas das praias. Com o aproximar do arranque da época balnear, a empresa municipal Águas e Energia do Porto através do seu Laboratório – devidamente acreditado pela entidade reguladora do setor – desempenha um papel crucial na gestão da Frente Marítima ao reforçar o controlo de qualidade das águas balneares.

Paralelamente ao controlo realizado por entidades oficiais, o Laboratório da empresa municipal executa um programa de monitorização complementar da qualidade da água e da qualidade microbiológica e micológica das areias das zonas balneares da cidade do Porto, que visa a salvaguarda da saúde pública.

Planos de controlo de qualidade da água

De salientar que a monitorização à qualidade da água decorre no âmbito do Plano de Controlo e Qualidade da Água (PCQA) e do Plano de Controlo Operacional (PCO), desenvolvido pela Águas e Energia do Porto e validado pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos). A implementação criteriosa destes planos salvaguarda o cumprimento das normas de segurança e higiene das águas balneares, ao permanecerem limpas e seguras para os banhistas.

Não perca as nossa notícias. Subscreva já a nossa NewsLetter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore