PROMOÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE MODOS SUAVES DE TRANSPORTE É PROTAGONISTA NA SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE NA TROFA

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CAMPANHA REFORÇA A APOSTA DA AUTARQUIA NA SENSIBILIZAÇÃO PARA O USO DE MEIOS ALTERNATIVOS AO AUTOMÓVEL, COMO A BICICLETA OU OS TRANSPORTES PÚBLICOS

Inserida na Semana Europeia da Mobilidade, a Câmara Municipal da Trofa promove uma campanha de sensibilização para o uso de meios alternativos ao automóvel, como a bicicleta ou os transportes públicos e promoção dos corredores pedonais de cicláveis do Concelho.

Atualmente, a Autarquia Trofense tem ao dispor da população três corredores pedonais e cicláveis com o claro objetivo de promover a bicicleta como meio de transporte, passível de vir a garantir uma percentagem apreciável da repartição modal, ou seja, a criação de uma nova infraestrutura de transporte com identidade própria, vai completar uma vasta rede ciclável existente e em construção, na Trofa.

A Ciclovia do Coronado, com uma extensão de 2,5 km, ligando as freguesias de São Mamede e São Romão do Coronado.

Percorrendo a área central da cidade, a Ciclovia Norte com uma extensão de 3 km que liga os diversos serviços, desde o Interface rodoferroviário, Escola EB 2/3, Aquaplace, Parque das Azenhas, Alameda da Estação e Parques N. S. das Dores e Dr. Lima Carneiro, Fórum Trofa XXI e Paços do Concelho.

O Parque das Azenhas percorre as margens do Rio Ave, numa extensão de 5 km, com especial destaque para o circuito interpretativo e informativo do património natural e cultural.

Para além da campanha de incentivo ao uso dos corredores pedonais, a Câmara Municipal da Trofa reforça a campanha para utilização dos transportes públicos da Rede UNIR, em detrimento do automóvel.

Recorde-se que a Loja da Mobilidade marcou o arranque do projeto MOVE-T que apresenta informação atualizada das redes de transportes, das linhas disponíveis, e da hora prevista de chegada dos autocarros, e dos lugares de estacionamento disponíveis, nos 4 parques de estacionamento que integram o projeto C-Streets. A Loja da Mobilidade efetua a venda e renovação do Andante e apresenta informação sobre os transportes disponíveis.

Para além do reforço da mensagem durante a Semana Europeia da Mobilidade, a Câmara Municipal da Trofa tem apostado na melhoria da rede de transportes e a utilização de meios mais sustentáveis, no âmbito do conceito “Trofa – Cidade dos 15 minutos”, em que é possível circular a pé, ou de bicicleta ou trotinete para todos os pontos chave do dia a dia, desde serviços públicos, a escolas, a lazer, desporto ou saúde, em 15 minutos. 

VANTAGENS

Economia: O recente aumento do custo de vida e a subida constante dos preços do combustível tem obrigado muitas pessoas a reequacionarem a forma como gastam o seu dinheiro. Ao trocar o transporte particular pelo uso da bicicleta poderá poupar, em despesas diretas e indiretas, cerca de 200 euros mensais.

Saúde: O uso regular da bicicleta ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, a reduzir o índice de massa gorda e os níveis de stress.

Tempo: Em determinadas situações, a bicicleta tem tempos de deslocação iguais ou inferiores ao automóvel, bem como tempos de procura de estacionamento significativamente reduzidos.

Ambiente: Menos emissões de CO2 (até menos 495 kg/ano) e de outros gases e partículas que são nocivos à saúde humana. Menor ruído para o ambiente envolvente.

Sinistralidade: Verifica-se, em regra, uma tendência de redução da taxa de sinistralidade rodoviária quando aumenta o número de utilizadores de bicicleta, bem como os quilómetros de corredores e vias partilhadas com bicicletas numa cidade.

Relação com a cidade: Uma maior vivência com o espaço público partilhado, numa relação de maior cumplicidade com a envolvente urbanística e em maior segurança.

Questões sociais: A democratização do uso da bicicleta como meio de transporte contribui para a redução do fosso entre ricos e pobres, na medida em que permite a qualquer pessoa, de qualquer classe social, deslocar-se DE e PARA diversos pontos da cidade, com custos reduzidos. Permite às classes sociais mais baixas uma maior mobilidade. Permite aos jovens, sem idade para ter licença de condução, deslocarem-se livremente, e de uma forma económica.

Questões geracionais: Corte radical com o estigma social e o estatuto atribuído ao automóvel. Mudança de mentalidades na questão da mobilidade urbana. Maior consciência para as alterações climáticas e proteção do ambiente.

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