Projeto europeu sobre saúde mental em contexto escolar apresentado em Gondomar

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O Município de Gondomar apresentou, esta quinta-feira, dia 12 de junho, no Multiusos de Gondomar, os resultados do projeto europeu “Make It Thrive”, centrado na promoção da saúde mental em ambiente escolar. A sessão contou com a participação de professores dos 2.º e 3.º ciclos, psicólogos escolares e técnicos especializados, marcando o encerramento de três anos de trabalho colaborativo com parceiros europeus.

Lançado em 2022 e coordenado pelo Município de Gondomar, o projeto teve como principal missão capacitar os docentes para lidarem com questões de saúde mental na sala de aula. Para isso, foi desenvolvida uma plataforma digital com recursos educativos e ferramentas de educação não formal, especificamente adaptadas aos contextos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

Através desta abordagem, pretendeu-se dotar os professores de conhecimentos e estratégias para identificar precocemente sinais de alerta e intervir pedagogicamente em casos relacionados com ansiedade, depressão, perturbações de hiperatividade e défice de atenção, distúrbios de oposição e bullying.

Durante os três anos de implementação, o projeto promoveu a troca de experiências, metodologias e boas práticas entre os parceiros, o que resultou na criação de materiais pedagógicos inovadores, agora disponíveis na plataforma online do projeto, acessível em https://makeitthriveproject.eu.

Além de Gondomar, integraram este projeto a Direção de Educação Primária de Heraklion (Creta, Grécia), a associação TDM2000 (Cagliari, Sardenha, Itália) e a empresa portuguesa Virtual Campus. A iniciativa foi cofinanciada pela União Europeia, através da Agência Nacional Erasmus+, com um investimento total de 250 mil euros.

O encerramento do projeto em Gondomar simboliza mais do que o fim de uma colaboração internacional: representa o reforço do compromisso do Município com políticas educativas focadas no bem-estar emocional e psicológico dos alunos. Esta é, para Gondomar, uma prioridade essencial no caminho para uma escola mais inclusiva, inovadora e centrada nas necessidades reais das suas comunidades educativas.

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