Presidentes de Câmara do Marco de Canaveses, Baião, Cinfães e Resende lançam petição pela construção de nova ponte sobre o Rio Tâmega

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email
image

Os presidentes das Câmaras Municipais de Marco de Canaveses, Baião, Cinfães e Resende uniram esforços para submeter uma petição na Assembleia da República, exigindo a construção de uma nova ponte sobre o Rio Tâmega. A iniciativa tem como objetivo garantir uma ligação mais eficaz entre os concelhos e aliviar os crescentes problemas de tráfego na região.

A petição precisa de reunir pelo menos 7.500 assinaturas até 13 de abril, para que possa ser debatida pelos deputados em sessão plenária. Qualquer cidadão pode assiná-la online através do link: https://participacao.parlamento.pt/initiatives/4767.

O documento destaca que a Variante à Estrada Nacional 211 (EN211) foi concebida como um eixo fundamental de ligação entre a A4, a A11 e os concelhos de Marco de Canaveses, Baião, Cinfães e Resende. No entanto, a falta de uma alternativa à atual ponte tem causado congestionamentos frequentes, impactando negativamente a economia local e a qualidade de vida da população.

Declarações dos autarcas

Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, afirma que “o problema do aumento do tráfego tem vindo a agravar-se nos últimos anos. Apesar dos contactos realizados com o Ministério das Infraestruturas, não conseguimos que fossem tomadas medidas eficazes para a resolução deste problema. Esta não é uma obra da autarquia, mas sim do Governo. Projetamos no PDM uma nova travessia sobre o rio e reiteramos ao Governo a nossa disponibilidade para colaborar numa solução, mas até hoje não obtivemos respostas”.

Paulo Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Baião, reforça a necessidade urgente de a atual ponte ser complementada por uma nova infraestrutra: “É evidente que a atual ponte sobre o Rio Tâmega não responde ao intenso tráfego automóvel, com efeitos negativos para populações e empresas. As populações destes concelhos reclamam, há longos anos, uma real coesão territorial que continua a tardar. É urgente fazer justiça a estes territórios e às suas populações”.

Armando Mourisco, Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, salienta que “a construção de uma nova ponte sobre o Rio Tâmega, bem como as respetivas ligações à EN211, é uma necessidade urgente para a nossa região. Esta infraestrutura é essencial para melhorar a mobilidade, dinamizar a economia local e fortalecer a ligação entre os concelhos”.

Garcez Trindade, Presidente da Câmara Municipal de Resende, destaca a importância das infraestruturas para o desenvolvimento local: “O desenvolvimento de um território tem de ser acompanhado por medidas infraestruturais, nomeadamente ligadas à rodovia. Saiba, também, quem manda, concretizá-las a tempo do nosso tempo”.

Os autarcas solicitam a intervenção da Assembleia da República para garantir a construção da nova ponte e respetivas ligações à EN211, através das Infraestruturas de Portugal. O pedido inclui a definição de um cronograma claro e a alocação das verbas necessárias para a execução da obra.

Os autarcas apelam à mobilização da população para que a construção desta infraestrutura seja colocada como prioridade na agenda nacional.

Não perca as nossa notícias. Subscreva já a nossa NewsLetter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore