Porto em Cena: curso breve revisita a história do teatro na cidade
Durante o mês de julho, o Museu e Bibliotecas do Porto propõe um percurso reflexivo e documentado sobre a “História do Teatro no Porto: metamorfoses e resistência, orientado por Joana Miguel Moreira.
Ao longo de quatro sessões, às segundas-feiras, das 18 às 20 horas, o auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett será espaço de análise, memória e diálogo em torno dos espaços cénicos, artistas, companhias e transformações vividas ao longo de diferentes contextos políticos e sociais.
O curso pretende contribuir para uma leitura crítica do papel do teatro enquanto forma artística e meio de intervenção — sensível às tensões da história e revelador das mudanças culturais no Porto.
Joana Miguel Moreira iniciou o seu percurso no teatro como atriz, tendo posteriormente realizado investigação em História do Teatro no Porto, com publicações na editora Caleidoscópio. É doutorada em História, investigadora integrada no CITCEM e colabora regularmente com instituições ligadas às artes performativas, museologia e arquivos.
Os bilhetes estão disponíveis online ou nos espaços com bilheteira do Museu e Bibliotecas do Porto. Mais informação disponível no site das Bibliotecas Municipais do Porto.
Programação
7 de julho | A evolução dos espaços teatrais no Porto Da fundação dos primeiros teatros aos múltiplos espaços que marcaram a programação cultural até ao século XX, a primeira sessão percorre a transformação arquitetónica e simbólica da cidade enquanto lugar de representação.
14 de julho | Companhias e artistas da cena portuense Atores, encenadores, coletivos e companhias serão o foco da segunda sessão, dedicada a quem construiu a identidade teatral da cidade — entre permanências e ruturas, margens e centro.
21 de julho | Autores e obras que marcaram os palcos da cidade Nesta sessão, serão revisitadas peças e dramaturgias que conquistaram os palcos do Porto, revelando tendências estéticas, temas recorrentes e o diálogo com os públicos ao longo do tempo.
28 de julho | Temas em palco e períodos de censura O ciclo encerra com uma abordagem à censura e à resistência criativa. Através de episódios concretos, reflete–se sobre os limites impostos à liberdade artística e as formas encontradas para os ultrapassar. |