O Plano Integrado de Educação-Ação para a Sustentabilidade para o próximo ano letivo, 2024/2025, continua a apostar nos estabelecimentos de ensino do concelho para promover a importância da sustentabilidade. O documento será apresentado a 6 de setembro, às 14h30, no auditório da Escola Básica e Secundária Fontes Pereira de Melo, e contará com a presença do vice-presidente da Câmara do Porto e vereador do Ambiente e Transição Climática, Filipe Araújo.
O encontro é dirigido a diretores e professores de estabelecimentos de ensino público e privado, bem como a outras instituições de âmbito educativo da cidade e demais interessados.
O plano, posto em prática pelos Centros de Educação para a Sustentabilidade (CE.ES) do Porto, o Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA), a Agência de Energia do Porto (AdEP), as empresas municipais Águas e Energia do Porto – Pavilhão da Água (AEdP) e Porto Ambiente (EMAP), irá manter os projetos para o ensino profissional e secundário na área das alterações climáticas, nomeadamente: Adapta-te! e economia circular – R’Circular. Ambos foram implementados em diversas escolas, desde 2022/2023, e têm demonstrado bons resultados.
As oficinas de biodiversidade e o contacto com a natureza em meio urbano continuam a apresentar uma oferta diversificada para todos os níveis de ensino, do pré-escolar ao secundário, potenciando e consolidando as aprendizagens realizadas em sala de aula.
As “Hortas Pedagógicas” mantêm-se como uma atividade regular para o ensino pré-escolar e 1.º Ciclo e o apoio às Eco Escolas, através do projeto “Via Verde às Eco Escolas”, abrangerá, no próximo ano letivo, 50 estabelecimentos de ensino, com prioridade para as escolas públicas.
O “Programa Mais Hortas” mantém o apoio do Município à criação, revitalização e dinamização de mais 10 hortas pedagógicas, em estabelecimentos de ensino, instituições ou associações com atividades pedagógicas.
O plano apresenta, ainda, como novidade, a inclusão de três novos parceiros fora do universo municipal: o Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto – CRE.Porto, a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto – ESSIPP e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto – ESEIPP.
O Plano de Educação-Ação para a Sustentabilidade do Porto 2024/2025 incorpora como objetivos principais: contribuir para a literacia ambiental, aquisição de novas competências e o saber fazer, bem como a aprendizagem com e na natureza. No documento há atividades previstas para vários níveis de ensino, sempre enquadradas com as aprendizagens essenciais para cada nível de ensino.