Um investimento de 3 milhões de euros reforça a mobilidade sustentável no concelho
A Câmara Municipal de Penafiel inaugurou esta semana o novo Centro de Transportes, localizado junto à estação ferroviária de Novelas. A infraestrutura, que representa um investimento global de cerca de 3 milhões de euros (com IVA), contou com o apoio de fundos comunitários e pretende dar uma nova resposta às necessidades de mobilidade no concelho e na região do Tâmega e Sousa.
O novo terminal rodoviário surge como ponto de articulação entre transportes rodoviários e ferroviários, promovendo uma mobilidade integrada e sustentável. A par da retirada dos autocarros do centro da cidade, a infraestrutura inclui soluções como postos de carregamento para veículos elétricos, estacionamento gratuito diurno, zonas de parqueamento para bicicletas e trotinetes, e áreas reservadas a táxis e TVDE.
Projetado com foco na eficiência energética, o edifício dispõe de sete cais interiores para autocarros e onze lugares exteriores para parqueamento prolongado, além de zonas cobertas para embarque e desembarque de passageiros.
Durante a inauguração, o Presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, sublinhou a importância estratégica do projeto e referiu ainda que o atraso na inauguração se ficou a dever à conclusão de acessibilidades complementares, nomeadamente uma nova variante de acesso à estação — obra de 1,6 milhões de euros — e à emissão de licenças por parte de entidades como a Infraestruturas de Portugal e a Brisa.