Passeio das Virtudes privilegia a mobilidade suave e tem novo sentido de circulação

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email
image

Depois da intervenção do Gabinete do Espaço Público da GO Porto no Passeio das Virtudes, numa clara aposta na mobilidade suave, a partir desta quinta-feira, dia 26 de junho, o arruamento passa a ter sentido único Sul – Norte, no troço compreendido entre a Rua do Dr. António de Sousa Macedo e a Rua de Francisco Rocha Soares. Esta alteração insere-se na reorganização do tráfego prevista na “Rede 20”.

Esta alteração tem como principal objetivo melhorar as condições de mobilidade e qualidade do espaço público na zona. Entre os principais benefícios da mudança destacam-se a redução do tráfego de atravessamento, nomeadamente dos veículos que utilizavam esta via como “atalho” entre o Largo do Viriato e a zona da Ribeira, contribuindo assim para menor pressão automóvel no local.

Esta medida dá prioridade à mobilidade suave e ao uso pedonal, com velocidades mais baixas e maior segurança para peões, promovendo um espaço público mais agradável e seguro. Fica assegurada também a manutenção do acesso local e das operações de carga e descarga, garantida por um novo circuito alternativo.

Com esta medida é também possível o encaminhamento do tráfego para vias estruturantes, em linha com os princípios da mobilidade sustentável definidos na “Rede 20”, reforçando a solução de coexistência e partilha do espaço urbano e tornando o Passeio das Virtudes mais acessível, seguro e compatível com os objetivos de requalificação da mobilidade da cidade.

Recorde-se que toda a zona foi alvo, recentemente, de uma intervenção por parte do Gabinete do Espaço Público da GO Porto, que passou, entre outras medidas, pela eliminação da diferença de cota entre o passeio e a rua, privilegiando, assim, os peões e a mobilidade suave.

Também, nesta obra, foi realizado o alargamento das caldeiras das árvores e a ampliação da área exclusivamente pedonal onde se inclui a área destinada a esplanadas. Além disso, os lugares de estacionamento na rua são, agora, para uso exclusivo de moradores e para cargas e descargas.

A conclusão da obra no Passeio das Virtudes marca a primeira fase de uma empreitada maior, que inclui, ainda, as ruas de S. Miguel e de São Bento da Vitória.

Não perca as nossa notícias. Subscreva já a nossa NewsLetter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore