Nuvem-rolo surpreende banhistas na Póvoa de Varzim

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email
image

Os banhistas que este domingo se encontravam nas praias da Póvoa de Varzim foram surpreendidos pela formação de uma enorme nuvem-rolo, um fenómeno raro que despertou a curiosidade e gerou algum aparato no local.

“Acabou de acontecer na praia, por volta das 18h00, um fenómeno raro denominado nuvem-rolo em que parece que as nuvens são uma onda. Depois de o fenómeno ser avistado, a nuvem começou a aproximar-se da costa. Com ela chegaram ventos de alta velocidade, que fizeram o mar ter um formato estranho, parecendo assim que ia começar a chuviscar”, explica José Sousa, da Póvoa de Varzim, que testemunhou este fenómeno.

Num e-mail enviado ao jornal “O Vilaverdense”, explica que “os ventos de alta velocidade eram de tal maneira rápidos que fizeram um homem saudável cair e também com que panos de certas barracas fossem arrancados”.

José Sousa adianta que “o mar ficou perigoso e nesse momento encontravam-se duas mulheres no mar”, que passaram por momentos de alguma aflição. “Uma delas conseguiu sair da água, ainda que com muita dificuldade, e a outra senhora não conseguia sair, o que fez com que os nadadores salvadores de todas as zonas das praias fossem ajudá-la, o que conseguiram”, refere a testemunha.

As nuvens rolo são formadas a partir da interação do ar relativamente frio que desce do interior da nuvem com um ar mais aquecido no ambiente e têm uma forma de tubo, movendo-se horizontalmente. Embora não sejam perigosas, indicam uma mudança brusca na temperatura que pode estar relacionada com a chegada de uma frente fria ou a aproximação de uma tempestade.

Não perca as nossa notícias. Subscreva já a nossa NewsLetter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore