O Município do Porto vai disponibilizar mais cinco habitações, no âmbito do 28.º concurso de arrendamento acessível, operacionalizado pela empresa municipal Porto Vivo, SRU. As candidaturas estão abertas a partir desta sexta-feira, 4 de outubro, até às 18 horas do dia 14 de outubro.
Serão atribuídos quatro fogos de tipologia T2 e um de tipologia T3. Duas habitações estão localizadas na União Freguesias do Centro Histórico e três em Paranhos. Quanto às áreas, estas variam entre os 71 m² e os 94m².
Com 343 fogos atribuídos, o programa Porto com Sentido tem permitido aumentar a oferta de habitação acessível na cidade. Os valores de arrendamento são, pelo menos, 20% inferiores aos praticados no mercado “livre”, sendo que a renda média é, atualmente, de 441 euros, considerando a totalidade dos contratos já em vigor.
De tipologias e localizações variadas, as habitações disponibilizadas no âmbito deste programa municipal são o “porto seguro” de 750 beneficiários, 464 adultos e 286 dependentes. Os dados dos 27 concursos já realizados indicam que as tipologias mais procuradas são T1 e T2.
A autarquia tem procurado melhorar continuamente a compatibilidade entre a oferta e a procura, adequando e qualificando, cada vez mais, as frações que disponibiliza, considerando fatores como a eficiência energética, proximidade da rede de transportes públicos, entre outros aspetos. Até ao dia 14 de outubro, as candidaturas podem ser apresentadas através da página da empresa municipal Porto Vivo, SRU ou diretamente no Balcão da Habitação Acessível, na Loja de Cidadão das Antas.