Município integra projeto 2030 Youth Vision

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email
image-12

O Município de Lousada esteve representado, em Itália, num encontro cuja finalidade foi a promoção da participação dos jovens do concelho

Assim, a iniciativa decorreu nos dias 6 e 7 de julho em Roma, no sentido de estreitar laços com os seus parceiros, onde discutiram e partilharam a aplicação de boas práticas e materiais para sensibilizar e envolver os jovens na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a nível local. 

Este projeto foi uma oportunidade para a capacitação dos elementos do Município no âmbito de “Short training event for youth workers and local agents on youth participation and localization of SDG”.

Assim, estão a ser preparadas atividades, como os Local Labs que vão acontecer no próximo mês de setembro, permitindo o envolvimento de jovens no desenvolvimento de ideias e implementação de ações e atividades, especialmente direcionadas para os ODS 5 (igualdade de género), 8 (trabalho digno e crescimento económico), 10 (reduzir as desigualdades) e 11 (cidades e comunidades sustentáveis).

A participação neste evento decorreu no âmbito do projeto Erasmus+ 2030 Youth Vision, do qual faz parte o Município de Lousada em conjunto com cinco outras instituições Europeias.

CRIDO vai às escolas

O trabalho de Conservação da Natureza que decorre no Município visa não só uma intervenção à escala local, mas também nacional e como tal, recentemente tem havido um forte envolvimento da comunidade e das equipas técnicas numa das espécies que se encontra em forte declínio – o ouriço-europeu.

Assim, foi criado um protocolo com o Centro de Recuperação e Interpretação do Ouriço (CRIDO), da Associação Amigos Picudos, único centro de recuperação da Península Ibérica.

As boas práticas de gestão implementadas nas microrreservas municipais têm permitido devolver várias dezenas de ouriços à Natureza, que foram alvo de atropelamentos, ferimentos, desidratação ou outras patologias, que após um período de recuperação no CRIDO estão novamente aptos para a vida selvagem.

O protocolo estabelecido inclui ainda a realização de várias sessões de sensibilização nas escolas, permitindo que os alunos fiquem a conhecer melhor este animal, como o podem ajudar nas suas casas e o que devem fazer se encontrarem um ouriço a precisar de ajuda.

Não perca as nossa notícias. Subscreva já a nossa NewsLetter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore