Centenário de Fernando Távora reabre a célebre “Casa dos 24” esta quinta-feira
Rui Moreira preside à abertura da exposição “A Urgência da Cidade”
Depois de estar encerrada por anos, a antiga “Casa dos 24” foi reabilitada pelo Município do Porto. O novo equipamento, localizado na Antiga Casa da Câmara, vai integrar a rede do Museu do Porto. A celebração do nascimento do arquiteto Fernando Távora é o contexto mais simbólico para reabrir o espaço, com uma exposição que ficará patente até 29 de outubro.
A exposição “A Urgência da Cidade: o Porto e 100 anos de Fernando Távora” reabre as portas da Antiga Casa da Câmara nesta quinta-feira, 24 de agosto, às 18 horas. O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, presidirá a abertura, que conta também com a presença do diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, Jorge Sobrado, e do curador científico da exposição, Manuel Real.
Na data em que se assinala o centenário do nascimento do arquiteto Fernando Távora, “a exposição que reabre a Antiga Casa da Câmara – tal como a precedente intervenção de conservação e restauro – é, em si mesma, uma operação urgente de resgate”, sublinha o diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, Jorge Sobrado.
A exposição, com coordenação de Jorge Sobrado e curadoria científica de Manuel Real, visa a história da cidade, da torre cujas origens remontam ao século XIV e à iconografia do poder municipal, mas também a sua reencarnação contemporânea, que evoca a arquitetura moderna e erudita do seu autor, Arquiteto Fernando Távora.
A festa de reabertura do novo espaço do Museu do Porto também acontece na rua, às 19 horas, com um concerto do coletivo portuense Retimbrar, cujo projeto se dedica aos ritmos tradicionais portugueses.
A exposição está patente na Antiga Casa da Câmara até 29 de outubro, de terça-feira a domingo, das 12h às 19h.
CM Porto