Maia Fig Acro World Cup & Maia International Acro Cup
A Maia recebe o maior torneio gímnico jamais realizado em Portugal e a maior prova de Ginástica Acrobática alguma vez realizada a nível mundial. É a XI Maia Fig Acro World Cup e a XVII Maia International Acro Cup (MIAC), que decorrem no Complexo Municipal de Ginástica da Maia e no Complexo Municipal de Ténis, entre os dias 09 e 12 de março.
As 88 delegações que vão participar nas duas competições, organizadas pelo Acro Clube da Maia em parceria com a Câmara Municipal da Maia, a Federação de Ginástica de Portugal e a Federação Internacional de Ginástica, foram recebidas esta quinta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal.
O momento protocolar contou com a presença do Vereador do Pelouro do Desporto, Juventude e Dinamização Territorial, Hernâni Ribeiro, de Miguel Balsas em representação da Federação de Ginástica de Portugal; do Presidente do Comité Organizador do MIAC e Vice-Presidente da Maia Fig Acro World Cup, Manuel Barros e do delegado a Federação Internacional de Ginástica, Yuri Holiak.
O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, numa nota que o seu gabinete tornou pública endereçou a todas e todos os atletas oriundos dos 26 países, que estão na Maia para disputar esta emblemática competição de nível mundial, o seu desejo de que se sintam em casa. “A MIAC é um ponto forte no contexto da política de eventos desportivos de alta competição, com a qual queremos projetar a Maia além fronteiras e fazer do nosso território um destino com potencial turístico alicerçado nos atributos que o caraterizam”, afirmou.
O Vereador do Desporto, Hernâni Ribeiro deu as boas-vindas às delegações presentes, com a esperança de que gostem da cidade, do evento e “de que levem a Maia no coração e fiquem com vontade de cá voltar”. O responsável saudou, ainda, o Acro Club da Maia “pelo trabalho que tem desenvolvido em prol da ginástica acrobática e pela sua capacidade organizativa”.
A 17ª edição do MIAC, a maior prova de ginástica acrobática do mundo, destaca-se pela enorme qualidade dos ginastas em competição, muitos deles medalhados, nos últimos Campeonatos do Mundo e da Europa.
A evolução qualitativa e quantitativa do torneio tem sido notória e o crescimento, ao longo das 17 edições, tem sido uma constante, desde a primeira edição, em 2007. Este ano, regista-se um número de participantes recorde, cerca de 1800 inscritos no MIAC e na Taça do Mundo, o que comprova o reconhecimento mundial da prova organizada pela Acro Club da Maia, com a colaboração da Câmara Municipal e o apoio da Federação de Ginástica de Portugal e da Federação Internacional de Ginástica.
Esse reconhecimento também fez com que a Cidade da Maia fosse a única organização no mundo, que viu, até hoje, a atribuição de forma consecutiva de 11 etapas da Taça do Mundo de Ginástica Acrobática.
Dados:
1800 Pessoas inscritas
1600 Ginastas
88 Delegações
26 Países
150 voluntários
10.000 horas de voluntariado
8000 dormidas, no parque hoteleiro da região
18.000 refeições
12.000 € em Prize Money
10.000 visitantes, distribuídos em quatro dias de pura competição