Maia recebe competição “Bombeiro de Ferro”

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email
RS-002

A Maia, mais concretamente a Praça do Município, recebe, este fim-de-semana – sábado e domingo, a 10ª edição do “Bombeiro de Ferro”. A prova é a versão portuguesa da TFA (Toughest Firefigther Alive), que se realiza em vários países.

O objetivo é proporcionar aos bombeiros e à população que assiste ao evento, momentos de partilha e conhecimento de um conjunto variado de técnicas utilizadas pelos bombeiros, onde, num ambiente competitivo são postas à prova as suas capacidades físicas, técnicas e resistência emocional.

Nesta prova, organizada pela Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto, com a colaboração da Câmara Municipal da Maia, podem participar bombeiros inscritos nos quadros de pessoal de corpos de Bombeiros Profissionais, Voluntários e Privados.

A competição realiza-se nos dias 14 de outubro, prova individual, masculina e feminina e 15 de outubro, a prova por equipas. Para já, estão inscritos mais de 250 bombeiros distribuídos entre a prova individual e a prova por equipas, representando 38 associações de todo o país.

Os participantes vão ter que, por exemplo, realizar um percurso transportando duas linhas de mangueiras esticando-as por 60 metros, deslocar numa plataforma uma viga de aço com 30 kg com o auxilio de uma marreta de 5 kg, resgatar uma vítima – um manequim com 80 kg num percurso de 30 metros, transportar um jerricã de 25 litros por um túnel e transpor uma estrutura vertical de 3 metros de altura com o auxilio de uma corda.

A quarta e última estação da prova consiste na subida total – 92 m metros, à Torre Lidador.

O “Bombeiro de Ferro” surgiu há 10 anos. Um grupo de bombeiros do Distrito do Porto organizou a primeira prova, integrada nas comemorações do centenário dos Bombeiros de Vila do Conde, que foi um sucesso.

As edições seguintes evoluíram naturalmente ao ponto de a Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto ter registado a marca “Bombeiro de Ferro” e passar a ser responsável pela organização anual. Depois de sete anos no Porto, junto à Ribeira, a prova foi descentralizada e passou pela Póvoa de Varzim e Paredes, este ano, chega à Maia.

Não perca as nossa notícias. Subscreva já a nossa NewsLetter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore