INICIATIVA INTREGADA NA INAUGURAÇÃO DA CASA DO CONHECIMENTO
Inserida na inauguração da CdC – Casa do Conhecimento, a Câmara Municipal da Trofa começa o ciclo de conferência “Uma Viagem no tempo com…”, a 12 de julho, pelas 17h30, nas antigas instalações da Estação Ferroviária da Trofa.
A Câmara Municipal da Trofa promove a primeira edição do ciclo de conferências com empresários, onde se pretende dar reconhecer o empreendedorismo e a inovação e proporcionar a partilha de experiências.
Sob o lema “Uma viagem no tempo com…”, pretende a Câmara Municipal da Trofa debater temas como o empreendedorismo, visões estratégicas, desenvolvimento territorial entre outros tópicos lançados pelos oradores convidados e pelo público.
Apostando na temática relacionada com o Património Industrial, a CdC da Trofa organizará até ao final do ano, um ciclo de conversas com empresários Trofenses sobre a indústria do Concelho da Trofa – passado, presente e futuro.
Luís Portela, timoneiro da projeção nacional e internacional da BIAL, durante mais de 40 anos, será o orador convidado da cerimónia de inauguração da Casa do Conhecimento da Trofa que contará também com a presença do Reitor da Universidade do Minho, Professor Doutor Rui Vieira de Castro.
Distinguido com a Chave da Cidade da Trofa, em 2021, Luís Portela é licenciado em Medicina pela Universidade do Porto, aos vinte e um anos iniciou a sua atividade empresarial e aos vinte e sete assumiu a presidência da Bial – um dos maiores grupos farmacêuticos ibéricos. Em 1994, criou a Fundação Bial, que além de conceder Bolsas de Investigação Científica, atribui um dos maiores prémios europeus na área da Saúde. Luís Portela é Comendador da Ordem do Mérito, de que mais tarde veio a receber a Grã-Cruz. É também Professor Honorário da Universidade de Cádiz, em Espanha. Em 1998, foi distinguido com o Prémio de Neurociências da Louisiana State University, nos EUA. Em 2011, deixou a presidência executiva ao filho mais velho, António Portela, passando a exercer as funções de Chairman.
Aliada às qualidades empresariais, Luís Portela junta um conjunto de atividades filantrópicas e de apoio à ciência, nomeadamente através da Fundação BIAL, instituição mecenática, criada em 1994 em conjunto com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, com a missão de incentivar o estudo científico do ser humano, tanto do ponto de vista físico como espiritual.