Duas mil pessoas participam hoje no “maior evento da felicidade da Europa”, promovido pela Lionesa Business Hub, em Leça do Balio, em parceria com a Happiness Business School e o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.
Ao longo do dia, 15 oradores abordam o conceito de felicidade no trabalho nas suas mais diversas vertentes, entre os quais, Milica Jovic, Sofia de Castro Fernandes, Jorge Coutinho, Rigobert Kefferputz, Mary Helen Ribeiro Pombo, Inês Vaz Pereira, Inês Monteiro Castro, Diogo Silva, Madalena Carey, António Maria Gonçalves, Rita Viana, Marta Bastos dos Santos e Teresa Cabaral Menezes.
A felicidade nas empresas como um investimento, novas formas de trabalhar, depressão e burnout, felicidade sustentável, inclusão e diversidade, a felicidade como métrica para o futuro, são alguns dos assuntos em destaque ao longo do dia.
O Happiness Camp integra a programação do “Be Matosinhos – Mês das Empresas”, que decorre em Matosinhos, de 14 de setembro a 14 de outubro, e que consiste na realização de um conjunto de atividades específicas para o setor com o objetivo de apoiar a atividade económica e o tecido empresarial do concelho.
Na sessão de abertura, em representação da autarquia esteve a vereadora do Desenvolvimento Económico, Comércio e Turismo, Marta Pontes, que deu as boas-vindas a todos os presentes e salientou que a Lionesa Business Hub é “o epicentro do ecossistema do empreendedorismo e inovação”. “É um ecossistema que depende de pessoas. Estamos a falar de talento e o talento existe onde há qualidade de vida, onde existem oportunidades de carreira. Em Matosinhos e na região, é uma realidade. Trabalhamos arduamente para criar as melhores condições quer para as empresas que se instalam no nosso território quer para quem escolhe Matosinhos para viver”, afirmou Marta Pontes.
Na sessão de abertura do Happiness Camp esteve também presente o vereador do Desporto, Vasco Pinho.
O Grupo Lionesa, na qualidade de membro da Associação Monasterium, apresentou também hoje o projeto transfronteiriço “Caminho da Arte”.
Trata-se de uma rota de arte contemporânea, com mais de 260 km, que irá atravessar outros concelhos até à cidade galega de Santiago de Compostela.
A apresentação decorreu no auditório do Mosteiro de Leça do Balio e contou com a presença da presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, e dos vereadores Fernando Rocha, Marta Pontes e Vasco Pinho.
A primeira escultura da rota é da autoria do arquitecto matosinhense Álvaro Siza Vieira e está localizada na quinta do mosteiro. Denominada “Templo”, a escultura é definida como “um espaço de introspeção, que promove um encontro pessoal e que procura dar visibilidade à importância que o mosteiro de Leça do Balio teve nos caminhos portugueses, rumo a Santiago de Compostela”.
No ano em que assinala 20 anos de existência, o Grupo Lionesa deu ainda a conhecer a imagem gráfica que representa as marcas que o integram, da autoria do designer Eduardo Aires.
Fonte: CM Matosinhos