Jovens baionenses visitaram a Assembleia da República

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email
Visita-Ass-da-Republica-9_-002

No dia 22 de maio, no âmbito da XIV Assembleia Municipal de Jovens de Baião, realizada a 15 de maio, os deputados municipais jovens, oriundos dos 3 agrupamentos de escolas do concelho, deslocaram-se à Assembleia da República para assistirem a uma sessão plenária.  

Nesta iniciativa, os jovens foram acompanhados pelo presidente da Assembleia Municipal de Baião, Armando Fonseca, pelo presidente da Câmara, Paulo Pereira, pelo vice-presidente, Filipe Fonseca, pela vereadora, Célia Azevedo, outros autarcas, dirigentes escolares, professores e colaboradores da autarquia.

Na “Casa da Democracia”, tiveram a oportunidade de trocar algumas impressões com o deputado baionense, ex-presidente da Câmara e da Assembleia Municipal de Baião, José Luis Carneiro, que ofereceu a todos os alunos um pequeno livro, “O Parlamento”, com informações sobre o edifício e o funcionamento da Assembleia da República.  

Paulo Pereira juntou-se à comitiva já em Lisboa, tendo acompanhado os alunos durante a visita. No final, o presidente da Câmara incitou-os a envolverem-se “ativa e diretamente na construção do presente e do futuro, participando civicamente nas iniciativas da comunidade durante todo o ano”, e desafiou-os a apresentarem projetos no âmbito do Orçamento Participativo Jovem municipal, que está a decorrer até 31 de maio.

Armando Fonseca, agradeceu o interesse demonstrado pelos alunos, “sinal positivo da vontade de se inteirarem da forma como funciona a nossa democracia e de como são tomadas as decisões políticas que impactam nas vidas de todos nós”, apontou o presidente da Assembleia Municipal.

Por sua vez, Filipe Fonseca, também vereador com o pelouro da Juventude, destacou o reforço das políticas direcionadas para a juventude que o município continua a implementar, afirmando-se convicto de que a forma ativa como os jovens se “empenharam, quer na sessão da Assembleia Municipal, quer nesta visita, é um excelente indicador de um envolvimento cívico crescente na vida da nossa comunidade”, frisou o vice-presidente da Câmara.

Os jovens baionenses viveram um dia muito especial, com simbologia acrescida pela celebração dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril de 1974. Uma iniciativa da Assembleia e da Câmara Municipal de Baião que, certamente, ficará guardada na memória de todos os participantes.

Não perca as nossa notícias. Subscreva já a nossa NewsLetter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore