No dia 31 de outubro, quinta-feira, a iniciativa Habit(arte) culmina com a inauguração de uma instalação artística assinada pelo artista internacional Bordalo II. Reconhecido mundialmente pelo seu trabalho inovador, Bordalo II transforma resíduos em arte, desafiando o público a repensar o impacto dos seus hábitos de consumo. Desta vez, traz ao Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, em Lousada, uma obra com uma mensagem.
A instalação tem como tema central a Cornélia (Lucanus cervus), um icónico escaravelho ameaçado, e faz parte da sua coleção conhecida como Big Trash Animals. Criada a partir de plásticos e outros materiais descartados, esta obra pretende alertar para a urgência de modificar os comportamentos consumistas e proteger os habitats naturais partilhados com tantas outras espécies. Com a sua abordagem, Bordalo II utiliza, de forma irónica, os mesmos materiais responsáveis pela destruição dos ecossistemas e pela ameaça à sobrevivência de inúmeras espécies.
A inauguração vai decorrer às 15h00, com entrada livre, convidando o público a participar numa reflexão profunda sobre a relação entre arte, desperdício e conservação da natureza. Esta obra é um exemplo de como a arte pode ser simultaneamente estética e educativa, unindo sensibilização ambiental e criatividade numa fusão perfeita. Ao visitar esta instalação, vai ser possível explorar um equilíbrio delicado entre beleza artística e uma chamada urgente à ação em defesa do planeta.
Este evento encerra o Habit(arte), uma iniciativa que celebra o Dia Mundial do Habitat, incentivando o diálogo entre arte e ecologia, e reforçando o compromisso de Lousada com a proteção dos seus habitats naturais.
Mural “A Vida Debaixo de Água”
Na passada sexta-feira o Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, foi palco da inauguração do mural “A Vida Debaixo de Água”, criado pelo artista Tiago Hacke. A obra destaca a diversidade dos ecossistemas aquáticos locais, com um foco especial nos charcos da região, e convida o público a refletir sobre a importância de proteger estes habitats vitais.
O evento reuniu alunos da Escola Básica Professor Marnoco e Sousa, patrulheiros dos Charcos, e contou com a presença de mais de 40 participantes, entre comunidade e entusiastas da arte e da natureza. Além de apreciar o mural, os alunos tiveram a oportunidade de participar numa pintura coletiva, reforçando o vínculo entre a comunidade e a conservação destas massas de água.
A iniciativa foi parte integrante do programa Habit(arte), em jeito de celebração ao Dia Mundial do Habitat, promovendo uma conexão entre a arte e a ecologia.”