O Município de Gondomar foi distinguido, a nível nacional, com o Prémio de Boa Prática Municipal Certificada em Políticas de Juventude, atribuído pela FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, pelo projeto Apoio ao Estudo, uma iniciativa inovadora que conjuga educação, voluntariado jovem e inclusão social.
Desenvolvido em parceria com a Universidade do Porto, e dirigido a estudantes do 5.º ao 12.º ano, o projeto visa promover a igualdade de oportunidades na educação, através da mobilização de jovens universitários como mentores de alunos do ensino básico e secundário.
No ano letivo 2024/2025, o projeto envolveu 36 voluntários oriundos de várias faculdades da Universidade do Porto, que dinamizaram sessões gratuitas de apoio escolar nas disciplinas de matemática, inglês, português, físico-química e português língua não materna, beneficiando mais de 120 alunos do concelho de Gondomar.
As sessões decorreram nas Casas da Juventude de Rio Tinto e São Pedro da Cova e na Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira. A iniciativa teve um impacto assinalável, refletido na melhoria do desempenho escolar dos participantes e no aumento da sua motivação para a aprendizagem.
Além de reforçar competências académicas, o projeto Apoio ao Estudo promove uma dinâmica de mentoria entre pares, permitindo aos jovens voluntários o desenvolvimento de competências transversais e o reconhecimento formal do seu envolvimento, com o registo das horas de voluntariado no certificado de habilitações da Universidade do Porto
Alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 – Educação de Qualidade, o projeto será retomado já em setembro, consolidando-se como uma prática exemplar de política pública local de juventude.
Esta distinção nacional vem reconhecer o compromisso de Gondomar com a promoção de políticas públicas de juventude inovadoras, eficazes e centradas nas necessidades reais dos jovens.