Face à realidade atual, com o aumento crescente das dificuldades económicas, e com a aproximação do Natal, os jovens de Vila Nova de Gaia decidiram agir novamente (à semelhança dos anos anteriores), participando de forma ativa numa campanha de angariação de alimentos, organizada pela Câmara Municipal, através do Gabinete da Juventude. Assim, até ao dia 18 de novembro, os interessados podem deixar os seus donativos nos seguintes espaços: todas as escolas do concelho, sede das empresas municipais Águas de Gaia e Gaiurb, e Gabinete da Juventude (Rua Marquês Sá da Bandeira, 571-583).
Os bens serão, posteriormente, distribuídos pelas instituições de solidariedade do concelho que farão, depois, a entrega às famílias mais carenciadas. Apela-se à doação de bens de primeira necessidade, nomeadamente: leite, arroz, massa, sal, bolachas, cereais, açúcar, farinha, azeite, óleo e enlatados.
Recorde-se que o ano passado foi possível angariar seis toneladas de alimentos, numa campanha que envolveu cerca de cem voluntários, entre jovens dos estabelecimentos de ensino do concelho, colaboradores da Câmara Municipal de Gaia, empresas municipais e empresas privadas.