Foral do Porto está preparado para exibição inédita ao público

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email
image-30

O Salão Nobre dos Paços do Concelho prepara-se para receber o mais antigo documento do Arquivo Municipal do Porto: o Foral da cidade, cujo conteúdo data de 1123. O testemunho com 900 anos é agora celebrado pela Câmara do Porto, com a primeira exibição ao público. O documento será exibido em conjunto com o Foral Manuelino, de 1517.

O Foral do Porto é apresentado amanhã e sábado, 27 e 28 de outubro, entre as 9 e as 17 horas (com exceção no dia 27, entre as 11h30 e as 13h30, que estará encerrado). A entrada é livre.

Quando, em 1123, o bispo D. Hugo deu ao Porto a sua primeira carta de foral, ficou reconhecida a autonomia do burgo portuense e o papel determinante na fundação do país. A carta de doação a D. Hugo, por parte de D. Teresa (mãe de D. Afonso Henriques), em 1120, já definia no documento histórico um Porto que abrangia a zona da Sé, com ligação ao rio Douro, passando por Campanhã, Lapa, Ramada Alta e Miragaia.

O documento histórico possui, nas palavras de Francisco Ribeiro da Silva, historiador e profundo conhecedor da história portuense, um caráter liberal e inovador. “O foral afirma que o Porto já começa a ser uma cidade (…). Começa aqui uma autonomia, alguma vontade de ser diferente, de se afirmar”, comenta.

Conservação do Foral

Para a exposição nos Paços do Concelho, a equipa do Arquivo Municipal do Porto segue as normas e metodologias de conservação e restauro de espólio documental. As intervenções nunca são evasivas, existindo o cuidado em manter todas as marcas do tempo e garantir que as mesmas estão estáveis.

A monitorização diária dos valores de temperatura e humidade nos espaços onde os documentos se encontram será realizada no Salão Nobre, permitindo o controlo destes valores que o documento não sofra alterações.

Lançamento de Selo Comemorativo

No âmbito das celebrações dos 900 anos do Foral do Porto, decorre amanhã, às 12 horas, a cerimónia de lançamento do selo comemorativo dos CTT, com apresentação do Inteiro Postal da República. A sessão conta com a participação do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e do presidente executivo dos CTT, João Bento.

CM Porto | Foto porto.pt Guilherme Costa Oliveira

Não perca as nossa notícias. Subscreva já a nossa NewsLetter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore