Comunidade de Campanhã chamada a usar tecnologia para responder a desafios sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email
image

Com o intuito de assegurar a inclusão digital de toda a comunidade, o Município, através da Porto Digital, volta a aceitar candidaturas que apresentem soluções tecnológicas inovadoras para colmatar as necessidades das comunidades de Campanhã. No âmbito do projeto CommuniCity, está disponível um financiamento de cerca de 820 mil euros.

A terceira e última convocatória do projeto CommuniCity estipula um conjunto de desafios para os quais se pretende encontrar resposta, em áreas tão distintas como a inclusão social, a acessibilidade, a sustentabilidade e a educação.

As duas primeiras convocatórias permitiram a implementação de pilotos inovadores em Campanhã, uma das zonas mais vulneráveis da cidade e que tem sido alvo de grande investimento do atual Executivo, com benefício direto da comunidade local.

Estes projetos contribuíram, por exemplo, para capacitar jovens em situação de isolamento com ferramentas digitais, melhorar a mobilidade de pessoas com deficiência através da tecnologia e fomentar a inclusão cultural de minorias na vida social e cultural da cidade.

“Os pilotos anteriores mostraram como a tecnologia pode servir as comunidades e resolver desafios sociais complexos. Com esta última open call, queremos reforçar o papel do Porto como uma cidade inovadora e aberta a soluções que melhorem a vida dos seus habitantes”, explicou o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, lançando o convite para a população participar nesta derradeira oportunidade.

Candidaturas abertas

Os desafios desta terceira open call são variados, cobrindo diversas áreas de intervenção, como é o caso da inclusão digital e literacia, saúde e bem-estar, mobilidade e acessibilidade, sustentabilidade e ambiente ou cultura e comunidade.

As organizações, empresas e associações interessadas em desenvolver soluções inovadoras que respondam a estes desafios estão convidadas a submeter as suas propostas até ao dia 31 de outubro.

O CommuniCity é um projeto financiado pela União Europeia, que surgiu de uma colaboração internacional que começou com as cidades de Amesterdão, Helsínquia e Porto. Entretanto, a iniciativa expandiu-se para incluir mais de 17 cidades europeias, com o objetivo de implementar 100 pilotos de soluções tecnológicas centradas no utilizador até ao final de 2024. O projeto envolve cidades em toda a Europa e é apoiado por organizações como o Open & Agile Smart Cities & Communities (OASC), Forum Virium Helsinki, Município do Porto (Porto Digital e Domus Social), ENoLL (European Network of Living Labs), Gemeente Amsterdam, entre outros.

Não perca as nossa notícias. Subscreva já a nossa NewsLetter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore