Candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia a Património Mundial da UNESCO apresentada publicamente em Valença

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email
image

A apresentação pública da candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia a Património Mundial da UNESCO será realizada no próximo dia 27 de junho, pelas 14h30, no Auditório dos Paços do Concelho de Valença.

A CCDR NORTE congratula-se com esta candidatura cujo reconhecimento internacional terá grande importância para a valorização e promoção do património histórico e arquitetónico da fortaleza de Valença, cuja edificação atual remonta ao século XVII, mas que é testemunha de ocupações humanas e das relações raianas deste a Idade do Ferro.

O evento contará com um debate centrado nas vantagens e desafios da classificação do conjunto das fortalezas abaluartadas de Valença, Almeida, Elvas e Marvão como Património Mundial.

Estas fortalezas da Raia constituem um notável conjunto de fortificações militares dos séculos XVII e XVIII, construídas para defesa da fronteira luso-espanhola. Estes monumentos são testemunhos vivos da engenharia militar da época e da história partilhada entre os dois países e formam atualmente uma rota turística, que visa promover e valorizar este património histórico e cultural.

Em representação da CCDR NORTE estará o Vice-Presidente, Jorge Sobrado, que abordará o papel dos poderes públicos na gestão e salvaguarda deste património, partindo do exemplo de colaboração técnica e institucional desenvolvido com o Município de Valença.

Porto, 26 de junho de 2025 

Não perca as nossa notícias. Subscreva já a nossa NewsLetter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore