Com o objetivo de contribuir para o aumento da inclusão e da sustentabilidade da zona de Campanhã, o Município do Porto lança um novo projeto de aproximação da tecnologia às pessoas, de forma inclusiva, e proporcionando oportunidades digitais que melhorem a sua qualidade de vida. O CommuniCity envolve 12 parceiros de seis países europeus na instalação de soluções inovadoras nas comunidades locais.
O público-alvo são comunidades habitualmente não consideradas nestes temas, respeitando as suas necessidades específicas e fornecendo soluções tecnológicas, digitais, sustentáveis e inovadoras com potencial de fazerem a diferença no seu quotidiano.
Neste sentido, o Porto, através da Empresa Municipal Domus Social, desenvolverá o seu trabalho na zona de Campanhã, uma área identificada na estratégia municipal como prioritária no curto/médio prazo. Além do Porto, integram este consórcio cidades na Dinamarca, Holanda, Finlândia, Espanha, Áustria e Bélgica.
O projeto pressupõe a criação de um laboratório vivo onde possam ser experimentadas soluções para o incremento da qualidade de vida destas comunidades e facilitem a sua ligação à cidade.
Vão ser testadas cerca de 100 soluções inovadoras em parceria com cidades e comunidades locais, bem como com entidades de investigação e da indústria, através de concursos abertos promovidos a nível local e europeu.
O CommuniCity assenta num modelo de inovação e experimentação inclusivo e ágil, espoletando um processo de cocriação e envolvendo as comunidades locais nas definições dos desafios.
O objetivo passa por aprofundar a fronteira da inovação orientada para a comunidade como um todo, de modo que o desenvolvimento e teste de soluções inovadoras sirvam melhor as necessidades da sociedade, com base nos valores europeus de justiça, equidade, inclusão e sustentabilidade.
Estando alinhado com o objetivo da Comissão Europeia de levar a transição digital a todos os cidadãos, o projeto enquadra-se igualmente na estratégia do Município do Porto que já anteriormente havia integrado uma iniciativa semelhante, o SynchroniCity, focado em criar um mercado global de soluções baseadas na Internet das Coisas (interconexão digital de objetos do quotidiano com a internet), e no qual cidades e empresas desenvolveram, igualmente, serviços digitais orientados para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e das economias locais.
Para o Porto, o SynchroniCity traduziu-se no desenvolvimento da aplicação Explore.Porto e da plataforma digital da cidade.
Em Campanhã, o CommuniCity é implementado sob a coordenação da Porto Digital. Sendo financiado pelo programa Horizonte Europa, terá a duração de 36 meses.
Fonte: CM Porto – Fotos Filipa Brito | www.porto.pt