O presidente da Câmara Municipal de Baião, na qualidade de presidente do Conselho Local de Ação Social (CLASB), assinou, no dia 13 de dezembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, um protocolo para a implementação e acompanhamento do Núcleo Local da Garantia Para a Infância de Baião.
Esta ação integra-se no Plano de Ação Nacional da Garantia para a Infância, que tem o objetivo de garantir o acesso de todas as crianças e jovens em situação de maior vulnerabilidade a serviços essenciais, prevenir e combater a pobreza e a exclusão social, colocando as crianças e os jovens na primeira linha das prioridades, assegurando condições iguais de acesso a oportunidades através de uma efetiva intervenção social integrada, suportada numa atuação local e de proximidade.
O edil baionense, Paulo Pereira, sublinhou a importância Núcleo, num sinal de “reforço da atenção com vista ao esbatimento de situações de desigualdade nas crianças e jovens, sendo um programa que se enquadra e reforça as políticas sociais desenvolvidas pelo município”.
A formalização deste protocolo surge na sequência da reunião do Plenário do Conselho Local de Ação Social de Baião, realizada no dia 30 de novembro, presidida pelo vice-presidente do município e vereador dos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, onde foi aprovada a constituição do Núcleo Local de Garantia para a Infância (NLGPI) de Baião.
A cerimónia decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, contando com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
Integram o Núcleo Local da Garantia para a Infância de Baião os seguintes membros:
– Câmara Municipal de Baião;
– Associação Empresarial de Baião;
– Agrupamentos de Centros de Saúde Tâmega I – Baixo Tâmega;
– ISS, IP – Centro Distrital do Porto;
– CPCJ de Baião;
– Agrupamento de Escolas de Eiriz-Ancede;
– Agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião;
– Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil;
– Um/a representante das IPSS’s do concelho;
– Um/a representante das Autarquias de Freguesia;
– DOLMEN.