O Município de Baião recebeu, no dia 7 de novembro, numa cerimónia realizada no Centro de Congressos Taguspark, em Oeiras, a Bandeira Verde ECOXXI, atribuída pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, em reconhecimento pela adoção de boas práticas no âmbito do desenvolvimento sustentável. A distinção tem por base a avaliação de 21 indicadores de sustentabilidade local, reconhecendo como Eco-municípios os que demonstram a implementação das melhores políticas em torno de temas considerados chave, como a educação ambiental para o desenvolvimento sustentável; conservação da natureza; ar; água; energia; mobilidade; ruído; agricultura; turismo e ordenamento do território, entre outros.
“É um reconhecimento que nos orgulha e incentiva, no âmbito da estratégia de posicionamento de Baião como destino sustentável, sublinhando o esforço e empenho do município no cumprimento daquelas que são as linhas orientadoras rumo a um futuro cada vez melhor para todos os baionenses. A atribuição da Bandeira Verde obedece a um processo gradual, com critérios exigentes, que estamos a cumprir, demonstrando que estamos no bom caminho, mas sempre conscientes de que temos margem para melhorar, continuando empenhados nesse sentido”, explicou o presidente da Câmara, Paulo Pereira.
Para se candidatar ao ECOXXI, o município forneceu informação relativa às ações, atividades e políticas de sustentabilidade implementadas, que é avaliada por um grupo de peritos que integram a Comissão Nacional, onde estão representadas 34 instituições. O resultado da candidatura resume-se num índice global percentual de políticas de sustentabilidade segundo o referencial ECOXXI.
De um total de 66 candidatos, foram distinguidos 59 municípios, sendo galardoados os municípios que obtiveram um índice ECOXXI igual ou superior a 50%, nos 21 indicadores de sustentabilidade. O indicador de Baião cifra-se nos 67%, de onde se destaca o indicador 12, relativo à Conservação da Natureza (Biodiversidade e Geodiversidade), que o coloca entre os municípios mais bem classificados, com enfoque no Projeto de Reabilitação e Valorização do Rio Ovil.
Em representação do município, estiveram presentes elementos da Green Team, equipa responsável pelo processo de certificação de Baião como Destino Turístico Sustentável e pela convergência com as metas da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).