O programa municipal que procura descentralizar a oferta desportiva de algumas modalidades, levando-as ao coração dos bairros da cidade, vai arrancar com nova edição e conta com várias novidades. O momento, marcado para dia 16 de julho, às 18h30, no Skate Park do Viso, contará com presença de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, e de Catarina Araújo, vereadora do Desporto e da Juventude.
Lançado em 2020, o programa municipal Desporto no Bairro começou com aulas de breaking em quatro polos de intervenção, localizados em oito bairros diferentes da cidade.
Em 2024, a oferta desportiva estava já alargada a quatro modalidades diferentes – breaking, street basket, surf e skate -, atuando diretamente em oito polos de intervenção distribuídos por 18 áreas geográficas.
Também no ano passado se registou outra novidade: pela primeira vez foram atribuídas bolsas a alguns dos participantes das diferentes modalidades, o que permitiu, desta forma, a frequência continuada das aulas para além da vigência do programa municipal.
Agora, em 2025, o Desporto no Bairro faz crescer as modalidades contempladas no calendário de atividades, aumenta o número de bolsas atribuídas e, ainda, a abrangência geográfica na cidade.
Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto, realizada através da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, e conta com a parceria de várias entidades desportivas da cidade.