Ricardo Alves Pereira leva Cantigas de Amor de D. Dinis ao Centro de Interpretação do Românico

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email
image

Ricardo Alves Pereira leva Cantigas de Amor de D. Dinis ao Centro de Interpretação do Românico

O Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, acolhe no próximo domingo, 29, pelas 17h, o concerto de música medieval “O Trovador — Legado Musical de D. Dinis”, por Ricardo Alves Pereira.

Após o concerto, de entrada livre, o público é convidado a participar num encontro informal com o músico.

“O Trovador — Legado Musical de D. Dinis” assinala os 700 anos da morte do Rei-Poeta (1261-1325), através da realização de um concerto comentado a solo pelo medievalista Ricardo Alves Pereira, que traz à luz um repertório raramente interpretado em palco, as Cantigas de Amor de D. Dinis.

A música do rei sobrevive numa das duas únicas fontes seculares ibéricas com notação musical que se conhecem, o Pergaminho Sharrer, descoberto há apenas 35 anos na Torre do Tombo, em Lisboa.

As melodias apresentadas neste concerto são fruto do trabalho de Ricardo Alves Pereira, no âmbito do TWB Ensemble (The Wandering Bard), baseando-se diretamente na fonte manuscrita.

O concerto no Centro de Interpretação do Românico, que conta com o apoio da Fundação GDA e da Antena 2, marca também o regresso de Ricardo Alves Pereira à Rota do Românico, após as quatro apresentações de “O Livro do Rei — Ciclo de Música Medieval”, em outubro de 2024.

Guitarrista, compositor, investigador e produtor, Ricardo Alves Pereira é codiretor artístico do Ciclo de Música Medieval de Leiria e do Dias de Música Medieval da Batalha.

A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

Não perca as nossa notícias. Subscreva já a nossa NewsLetter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore