Casa das Bengalas de Gestaçô reabre após obras de requalificação

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email
image
A Casa das Bengalas, de Baião, em Gestaçô, reabriu oficialmente ao público no passado sábado, 21 de junho, após uma profunda intervenção de requalificação.

A cerimónia de reabertura contou com a presença do presidente da câmara municipal de Baião, Paulo Pereira, do vice-presidente, Filipe Fonseca, da vereadora da cultura, Anabela Cardoso, e do presidente da junta de freguesia de Gestaçô, António Bento.

Com um investimento municipal de 63 mil euros, a obra visou não só valorizar este importante equipamento cultural, mas também garantir melhores condições de segurança, conforto e salubridade aos seus visitantes.

Entre as intervenções realizadas destacam-se a impermeabilização da cobertura, a reparação do teto falso e o tratamento integral do pavimento, com polimento e envernizamento.

A Casa das Bengalas ganhou uma nova organização funcional, agora dividida em três espaços distintos mas complementares: a receção, onde os visitantes são acolhidos, podem experimentar vários modelos de bengalas artesanais e adquirir produtos locais; a área Intermédia,  com um mural interativo de um lado e um painel informativo que oferece uma contextualização histórica do outro e um espaço expositivo,  que apresenta os utensílios e artefactos utilizados na produção artesanal das bengalas, incluindo peças antigas de grande valor histórico, como uma mala com amostras utilizadas por vendedores numa época em que esta atividade possuía forte relevância económica.

A reabilitação da Casa das Bengalas representa um passo importante na preservação e promoção do património cultural de Baião, reforçando o papel desta estrutura como ponto de referência para a identidade e tradição locais.

Não perca as nossa notícias. Subscreva já a nossa NewsLetter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore