José Vasconcelos é o candidato do Chega à Câmara da Póvoa de Varzim

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email
image

Candidato de 58 anos é empresário nas áreas da restauração, eventos e construção.

José Vasconcelos, empresário ligado aos setores da restauração, organização de eventos e construção civil, será o candidato do partido Chega à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, nas próximas eleições autárquicas. A informação foi confirmada pelo próprio à agência Lusa.

Com 58 anos e a residir no concelho há mais de meio século, José Vasconcelos assegura que tem plena disponibilidade, tanto a nível pessoal como profissional, para assumir este desafio, com o objetivo de “acrescentar valor à Póvoa de Varzim”, que considera estar “em declínio”.

“É um concelho com grande potencial e qualidade de vida, mas que tem vindo a perder dinamismo. Em vez de atrair investimento em setores tecnológicos e geradores de valor, tem vindo a captar mão de obra pouco qualificada”, apontou.

Segundo revelou, já há quatro anos havia sido convidado pela estrutura local do Chega a concorrer à câmara, mas na altura optou por se candidatar à Junta da União de Freguesias de Aguçadoura e Navais, onde atualmente integra a Assembleia de Freguesia.

Apesar de a atual conjuntura política incluir a saída de cena do presidente da câmara em funções, Aires Pereira (PSD), por ter atingido o limite de mandatos, o candidato do Chega garante que essa não foi a razão que o levou a avançar.

“Mesmo que [Aires Pereira] decidisse recandidatar-se, esta candidatura avançaria na mesma. Neste momento, reúno condições pessoais e profissionais que me permitem dedicar-me ao projeto, e vivemos também um ciclo político nacional claramente mais favorável ao partido”, afirmou.

O programa autárquico do Chega, que será oficialmente apresentado na próxima sexta-feira, tem como eixos principais a mobilidade e o desenvolvimento económico.

“Temos de pensar a mobilidade numa perspetiva de médio e longo prazo. Veja-se o caso da entrada da cidade e da rotunda, onde já se gastou muito sem que se tenha resolvido o problema. A única solução eficaz será a construção de uma passagem subterrânea”, defende José Vasconcelos.

Entre as propostas destaca-se ainda a criação de uma nova marginal a norte do concelho, que, segundo o candidato, já existiu no passado, mas que acabou por ser encerrada.

“A Póvoa tem praias extraordinárias que estão completamente desaproveitadas. É necessário criar uma marginal que percorra os 13 quilómetros da nossa costa, dinamizando não só o centro mas também as freguesias e zonas periféricas”, sustentou.

No domínio económico, José Vasconcelos defende uma mudança de paradigma no modelo de desenvolvimento local, apostando na atração de empresas tecnológicas.

“A autarquia está a endividar-se para construir habitação social, porque a base da nossa economia assenta em mão de obra barata. Precisamos urgentemente de criar condições para instalar um parque tecnológico que atraia empresas inovadoras. Só assim deixaremos de ser uma cidade-dormitório e poderemos aumentar o rendimento médio da população”, referiu.

O atual executivo municipal da Póvoa de Varzim é composto por sete vereadores do PSD e dois do PS.

Para além de José Vasconcelos (Chega), já confirmaram candidaturas Andrea Silva, atual vereadora do PSD; João Trocado da Costa, do PS, que lidera uma coligação com o PAN e o Livre; e Jorge Machado, ex-deputado da Assembleia da República pela CDU.

As eleições autárquicas deverão realizar-se entre os meses de setembro e outubro deste ano.

Não perca as nossa notícias. Subscreva já a nossa NewsLetter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore