Integrado nas comemorações do 26º aniversário, a Câmara Municipal da Trofa anunciou, no passado domingo, 17 de novembro, no auditório do Fórum Trofa XXI, os vencedores do Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2024.
Com o apoio de Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I.P, o Concurso Lusófono da Trofa premiou Maria Gabriela Faria Lima Araújo com a Melhor Ilustração e Noélia Maria Ribeiro Pedrosa como vencedora do Prémio Matilde Rosa Araújo 2024.
Para além dos vencedores, o júri deliberou atribuir menções honrosas na categoria de conto a Joana Bico da Silva Barata e a Alexandra Sofia Vaz Almeida. Na categoria d ilustração foram concedidas menções honrosas a Julieta Andrade de Jesus Pereira da Rocha e a Maria Teresa de Gouveia Vieira.
A edição deste ano teve uma participação recorde com a autarquia Trofense a receber 513 contos, mais 149 do que na edição de 2023, 408 de Portugal, 72 do Brasil, 16 de Moçambique, 9 de Angola e 8 de Cabo Verde. Em relação às ilustrações, foram recebidas mais 11 do que na edição anterior, 56 no total.
Maria Gabriela Faria Lima Araújo autora do melhor conto recebeu um prémio monetário de 2.500 euros e a Noélia Maria Ribeiro Pedrosa recebeu um prémio de 2.500 euros. O conto vencedor será ilustrado pelo vencedor do prémio ilustração a fim de possibilitar a sua publicação e lançamento nacional.
Recorde-se que o objetivo da autarquia trofense é o fomento da escrita criativa, valorizar a expressão literária, criar hábitos de leitura e escrita, promover os autores de língua oficial portuguesa e a ilustração na literatura infantil, e ao longo das edições mais de 6.900 autores e ilustradores de 9 países da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa participaram no concurso.
Durante a cerimónia de 17 de novembro, foi ainda apresentado publicamente o livro “A minha Pessoa Preferida”, conto Vencedor do Concurso Lusófono da Trofa | Prémio Matilde Rosa Araújo 2023, com texto de Kiara Terra Pupim e ilustração de Cinara Pisco.