Semana de atividades decorrerá de 7 a 12 de outubro
De 7 a 12 de outubro, Vila Nova de Gaia volta a promover a Semana da Saúde Mental, com uma clara incidência no Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro), que este ano é celebrado em torno da temática «É tempo de priorizar a saúde mental nos locais de trabalho». Esta é já a terceira edição de uma iniciativa que integra uma das respostas do eixo 1 de intervenção do Programa Municipal de Apoio à Saúde Mental («FelizMente»), que visa a promoção de competências da comunidade gaiense nesta área. Direcionada para diferentes públicos-alvo, esta semana organizada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia desenvolve-se em torno de vários objetivos, nomeadamente: assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental; sensibilizar e informar a comunidade acerca da saúde mental e das respostas existentes nesse âmbito; promover a literacia da comunidade nesta área; potenciar a discussão informada em torno do bem-estar psíquico, com ciclo de tertúlias, debates, palestras, visionamento de filmes, entre outros.
Paralelamente, mesmo o público que não poderá estar presente nestas atividades será convidado a envolver-se de outra forma. Serão lançados desafios diários nas redes sociais do Município, como por exemplo convidar as pessoas a definirem claramente os limites entre a vida profissional e pessoal, respeitando os horários de trabalho e de descanso; apelar à não utilização das redes sociais por uma manhã ou uma tarde; incentivar o público a criar um diário de emoções; entre muitas outras dicas que pretendem estimular o autocuidado e a preservação da saúde mental.
Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, esta semana reveste-se de especial importância por abordar uma problemática que “exige uma resposta social forte e dinâmica”. Por isso, “as câmaras municipais têm o dever de cuidar dos seus cidadãos, de lhes assegurar uma melhor qualidade de vida, e nada disto é possível descurando o bem-estar físico, mas também o bem-estar mental”.
Consulte abaixo o programa detalhado desta semana. As inscrições estão disponíveis no site do Município (https://www.cm-gaia.pt/pt/eventos/3-semana-da-saude-mental/).
PROGRAMA
7 de outubro
10h – Biodanza | Sala Taekwondo do Pavilhão Municipal da Lavandeira
Público-Alvo: técnicos das juntas de freguesia, IPSS e SAAS Locais
14h – Saúde Mental Sobre Rodas | INOVAGAIA
21h – «Locais de trabalho saudáveis» | Auditório da Biblioteca Municipal de Gaia
8 de outubro
10h e 11h30 – Defesa Pessoal | Centro Comunitário Vilar+
Público-Alvo: técnicos das juntas de freguesia, IPSS e SAAS Locais
14h – Saúde Mental Sobre Rodas | Águas de Gaia
18h – «Sábados ao Parque» com sessão de Ioga | Jardim Soares dos Reis
Público-Alvo: Toda a comunidade; Entrada livre; Sujeito às condições climatéricas
9 de outubro
10h – «Emoções, alimentação e autocuidado» | Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner
14h – Saúde Mental Sobre Rodas | Câmara Municipal de Gaia
14h30 – Mesa Redonda: «Felicidade no trabalho» | Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner (CIG, CM Gaia, Gaiurb, Salvador Caetano)
Público-Alvo: Gestores de Recursos Humanos
10 de outubro
10h | Salão nobre da ULSGE – Sessão de abertura do Dia Mundial da Saúde Mental (iniciativa da responsabilidade do serviço de psiquiatria da ULSGE)
14h – Saúde Mental Sobre Rodas | Gaiurb
16h – Risoterapia | Jardim do Morro
Público-Alvo: Toda a comunidade; Entrada livre; Sujeito às condições climatéricas
18h – «Sábados ao Parque» com sessão de Mindfulness | Jardim do Morro
Público-Alvo: Toda a comunidade; Entrada livre; Sujeito às condições climatéricas
11 de outubro
11h30 – Apresentação do livro «Burnout – Guia completo de prevenção e tratamento», de Maria Antónia Frasquilho | Sala de âmbito cultural do El Corte Inglés
15h – Palestra motivacional «Dar ao pedal», com Jorge Sequeira | Pavilhão Municipal da Lavandeira
Público-Alvo: Toda a comunidade
12 de outubro
9h30 – 8.ª caminhada «Um passo pela saúde mental» | Praia das Pedras Amarelas (Canidelo)
Público-Alvo: Toda a comunidade
21h – Sessão de cinema ao ar livre com o filme «Divertidamente 2»
Público-Alvo: Toda a comunidade; Entrada livre; Sujeito às condições climatéricas