Obra na praceta Escultor Alves de Sousa pretendeu harmonizar o espaço
junto à igreja e à junta de freguesia
A zona envolvente à igreja paroquial de Vilar de Andorinho foi requalificada, numa intervenção que originou um novo centro cívico nesta freguesia, ao harmonizar a praceta Escultor Alves de Sousa com o edifício da junta e o seu entorno. A empreitada permitiu dar mais amplitude e coerência à praceta, que assim se tornou mais aprazível para usufruto da população.
Pela sua localização, esta igreja ocupa uma posição de destaque, mesmo no centro da freguesia de Vilar de Andorinho, situando-se em frente ao atual edifício da junta de freguesia. A intervenção foi, por isso mesmo, importante para ambas as entidades e, além dos trabalhos no espaço público, incluiu obras de manutenção da igreja, com a pintura do interior e do exterior e a reabilitação do telhado.
Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, este é mais um projeto que “diz respeito à comunidade”, com aquilo que o município definiu serem os objetivos dos centros cívicos das freguesias: “trazer qualidade urbana aos diferentes territórios, e não olhar para o concelho como um centro urbano na avenida da República e depois um centro de dormitório e de algumas atividades pelo interior”. O objetivo passa, assim, por “multiplicar os espaços de sociabilidade, de encontro, de partilha e de participação” no concelho, no contexto do desígnio global que é a criação da rede de centros cívicos do município.
Esta obra contou com um apoio financeiro da Câmara Municipal de Gaia à Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho na ordem de 400 mil euros, além de uma verba superior a 150 mil euros à paróquia de Vilar de Andorinho para a requalificação da igreja.
O novo Centro Cívico de Vilar de Andorinho é inaugurado este sábado, 27 de julho, às 14h30, numa cerimónia que contará com a presença de Eduardo Vítor Rodrigues e do presidente da Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho, Serafim Teixeira.