O Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Lousada registou no ano passado um aumento exponencial no número de esterilizações, adoções e recolha de animais abandonados, face ao ano anterior.
No ano passado foram emitidos 409 vouchers de esterilização, duplicando o número face ao ano anterior. O número de adoções teve, igualmente, um aumento totalizando as 408. O número de animais recolhidos também cresceu, atingindo os 460 no ano passado. Um outro dado relevante é o número de animais eutanasiados que tem vindo também a decrescer. Exemplo disso são os números do ano de 2018, que estavam perto dos 90, e no ano passado foram abatidos seis animais por decisão médico-veterinária motivada pelo sofrimento associado a doenças incuráveis.
O Vereador do Bem-Estar Animal, Dr. António Augusto Silva, deixa um agradecimento à “Associação Lousada Animal, Cantinho da Zé, cidadãos a título individual, bem como ao PEVA – Projeto de Esterilização e Vacinação Animal (vencedor de um Orçamento Participativo Jovem), bem como aos colaboradores do CROA Municipal, que tudo fizeram para que estes números fossem possíveis”.Para além das campanhas de adoção realizadas, em que são oferecidas as esterilizações, as vacinas e o chip, existem outros projetos complementares. O Município aderiu ao programa CED (Capturar- Esterilizar – Devolver) destinado a gatos em colónias (não aplicável a canídeos, de acordo com a legislação), tendo ainda um programa de apoio à esterilização de animais de companhia que estão a cargo de famílias carenciadas.
O Vereador do Bem-Estar Animal adianta que “este ano vai ser lançado um programa de apoio ao acesso aos serviços médico-veterinários para animais de companhia de famílias carenciadas até ao limite de 500€ por animal/episódio clínico”.