O Presidente e o Vice-Presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira e Filipe Fonseca, reuniram-se, esta segunda-feira, dia 16 de outubro, com o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro.
Em cima da mesa estiveram vários assuntos, destacando-se o funcionamento do SAP – Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Baião, a possível reabertura da Extensão de Saúde de Frende, a retoma do funcionamento da Unidade Móvel de Saúde, bem como a necessidade do reforço das verbas para atender à qualificação dos edifícios das Extensões de Saúde de Santa Marinha do Zêzere, de Eiriz, de Gestaçô e da Teixeira.
No que se refere ao SAP, apesar das melhorias sentidas nos últimos tempos, Paulo Pereira sensibilizou, mais uma vez, Manuel Pizarro, para a reposição total da normalidade, em função da especificidade do concelho de Baião, com populações muito distantes do hospital de referência.
Relativamente à Extensão de Saúde de Frende, encerrada desde o início da Pandemia do COVID-19, os autarcas evidenciaram a importância da sua reabertura, ainda que, se necessário, com ajustes no período de funcionamento.
Quanto à Unidade Móvel de Saúde, com a sua atividade suspensa também desde a Pandemia, Paulo Pereira reiterou a importância desta resposta de proximidade principalmente em relação às populações mais afastadas dos Centros de Saúde, apelando à intervenção do ministro na agilização da sua entrada em funcionamento.
Manuel Pizarro mostrou-se sensibilizado para estes assuntos, assumindo que se iria inteirar melhor no sentido de se poder corresponder às pretensões dos autarcas.
Já quanto à qualificação das Extensões de Saúde, Paulo Pereira alertou Manuel Pizarro para o facto do valor de financiamento inicialmente previsto no PRR ficar muito abaixo do custo atual, em função da escalada dos preços sentida na área da construção, estimando-se essa diferença em cerca de 350 mil euros, e que deveria ser o Governo a assumir. O governante comprometeu-se a atender a esta pretensão. De referir que a qualificação das Extensões de Saúde de Santa Marinha do Zêzere e Eiriz estão já em fase de concurso com um valor que ascende a 700.000.00 euros.