Aberto à circulação de peões, velocípedes, transporte público e veículos de emergência médica desde o final das obras de reabilitação, em junho deste ano, o tabuleiro inferior da Ponte Luís I vai, agora, permitir o trânsito automóvel durante a noite. A partir deste domingo, 1 de outubro, todos os veículos motorizados poderam atravessar a estrutura que liga as margens do Porto e Vila Nova de Gaia.
A decisão inicial de restringir a circulação viária visou a promoção da segurança rodoviária face às características e dimensão do tabuleiro inferior da ponte relativamente ao elevado fluxo pedonal que ali se verifica, com uma tendência crescente de utilização.
Os Municípios do Porto e Vila Nova de Gaia vêm monitorizando a situação, através da recolha de dados de tráfego e solicitações de munícipes, tendo identificado como a procura pedonal após as 20 horas é compatível com a dimensão do espaço afeto ao peão e à potencial procura dos restantes modos de transporte.
Além disso, sendo o período entre as 20 e as 6 horas coincidente com a redução da oferta de transporte público, potenciando o cumprimento do restante horário, a circulação motorizada na ponte será permitida de forma a facilitar a acessibilidade local e operações logística, sem ter um impacto significativo na utilização pedonal e ciclável, bem como na circulação do transporte público. A nova solução de mobilidade será, permanentemente, monitorizada pelos dois municípios