NOVO ANO ESCOLAR NA TROFA ARRANCA A 18 DE SETEMBRO COM APOSTA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A Câmara Municipal da Trofa vai investir perto de 8 milhões de euros em Educação no ano letivo que agora começa. O Plano de Ação de Educação Especial – Trofa + Inclusiva é uma das grandes bandeiras do executivo, que pretende assim dar respostas eficazes a públicos que requerem uma abordagem diferenciada e inclusiva, no sentido de garantir a igualdade de oportunidades para todas as crianças, jovens e famílias do concelho. Nesse sentido, o município liderado por Sérgio Humberto vai criar e dinamizar duas Salas de Estimulação Sensorial (snoezelen), uma em cada agrupamento escolar.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto, “a Trofa está empenhada na construção de um projeto educativo municipal que promova o sucesso educativo e o desenvolvimento do Concelho, assente no pilar da educação, por isso a Autarquia tem assumido cada vez mais responsabilidades nesta área. O processo de transferência de competências trouxe mais responsabilidades, mais trabalho, mas também novos desafios e possibilidades para apoiar quem mais precisa, com investimentos inovadores como as salas do futuro, a inclusão social ou o reforço alimentar”.
LANCHES ESCOLARES DA MANHÃ GRATUITOS
Outra das medidas a implementar durante este ano letivo que agora começa, é o fornecimento de lanches escolares da manhã gratuitos a todos os alunos do ensino pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Esta iniciativa será complementada com o fornecimento de fruta e leite escolares, cujos encargos já são assumidos pela Autarquia.
Importa assinalar que, nos dias de hoje, ainda há crianças que vão para escola sem comer, devido a dificuldades financeiras dos pais. A medida é também uma forma de contribuir para uma alimentação mais saudável dos mais novos. A distribuição dos lanches escolares da manhã para o ano letivo 2023/2024 beneficiará um total estimado de 1837 alunos.
INVESTIMENTOS NA TROFA
● Renovação de todo o mobiliário escolar das salas de aula do ensino pré-escolar e do
1º Ciclo do Ensino Básico, com investimento de 100 mil euros.
● Criação de 6 Salas de Futuro dotadas com materiais/equipamentos com tecnologia
inovadora adequada aos níveis de ensino de cada estabelecimento de ensino.
● 7 milhões de euros para requalificação, beneficiação e valorização energética da
Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro
● 300 mil euros investidos em parques infantis no concelho da Trofa, metade dos
quais situados em escolas.
Outros números:
● Número total de alunos na Escola Pública – 4052 (educação pré-escolar ao
ensino secundário)
● Número total de docentes – 407
● Número total de funcionários – 229 (assistentes técnicos + assistentes
profissionais