X Jornadas Pedagógicas para Pessoal Não Docente

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email
Jornadas Pedagógicas PND1

Realizaram-se no dia 20, quinta-feira, as X Jornadas Pedagógicas para Pessoal Não Docente “Ajudar a Educar”, que decorreram na Escola Secundária de Lousada.
Na sessão de abertura esteve o Vereador da Educação, Dr. António Augusto Silva, que falou da “importância destas Jornadas pelas aprendizagens e reflexões para o pessoal não docente que assume um papel essencial junto das crianças e jovens durante o tempo que estes passam nas escolas. Muitas vezes são os rostos que os encarregados de educação veem de manhã cedo e no final do dia quando vão buscar as crianças. O trabalho que desenvolvem junto dos mais novos é a imagem que passam da escola para o exterior”.
Por isso, continuou o Vereador da Educação “ estas Jornadas são importantes, na medida em que as temáticas de cada edição são diferenciadas, contribuindo para que os intervenientes neste trabalho de acompanhamento dos alunos seja de qualidade crescente. A educação inclusiva tem muitos desafios”.
“O trabalho de todos, professores e funcionários, é de extrema importância, mas com grande enfoque no trabalho do pessoal não docente que cuida de crianças e jovens com características que obrigam a muita resiliência física e mental” – destacou o Dr. António Augusto Silva.
Durante o dia foram apresentados diversos painéis, mais direcionados para as Ciências da Educação, por um lado, e para as Ciências da Saúde, por outro. O objetivo foi promover relações que ajudem a construir uma imagem de qualidade da instituição/escola enquanto comunidade educativa, tendo em consideração as diferenças individuais, culturais e sociai, bem como o papel que o pessoal não docente deve assumir nas suas funções.
O primeiro painel que teve como oradoras a Dra. Armanda Leal e a Dr. Isabel Amorim, foi relativo à Educação Inclusiva, onde foi apresentado o enquadramento legal e a articulação entre aspetos normativos e regras internas. Seguiu-se ainda durante a manhã a apresentação dos temas “O papel dos vários atores próximos da deteção de situações de exclusão” e “Abordagens a situações de exclusão e as suas principais manifestações: as questões de géneros, raciais, culturais, religiosas, político-sociais, socio-afetivas, entre outras”.
Os trabalhos da tarde tiveram como temas principais “A importância da saúde no desempenho dos profissionais e organizações escolares – intervenção em saúde escolar (planos individuais de saúde), “Cuidados específicos à criança e jovem como necessidades de saúde especiais no espaço escolar” e “Vigilância de sinais e sintomas em situações agudas (urgentes/emergentes)”. Os temas foram abordados pelas enfermeiras Amélia Ferreira e Sara Fernandes.
As jornadas, uma formação certificada pela Direção-Geral da Administração Escolar, resultam de uma organização conjunta do Centro de Formação de Associação das Escolas Sousa Nascente, do Município de Lousada e do Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega III – Vale do Sousa Norte.

Não perca as nossa notícias. Subscreva já a nossa NewsLetter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore