Passados 20 anos da inauguração do Complexo Desportivo de Lousada, foi apresentado o livro sobre esta infraestrutura desportiva, no passado dia 19 de julho, da autoria do Prof. Luís Ângelo Fernandes.
O Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, destacou que “este é o reflexo do executivo que liderado pelo Dr. Jorge Magalhães, e tendo como Vereador do Desporto o Prof. Eduardo Vilar, e o Prof. José Santalha, como Vereador das Obras Municipais. Tiveram uma visão e determinação extraordinárias”.
Os apoios comunitários foram determinantes para que as obras fossem realizadas. No entanto, como afirmou o Presidente da Câmara Municipal “o último Quadro de Apoio Comunitário não disponibilizou qualquer verba para o efeito e, por isso, as obras feitas nos últimos anos, são exclusivamente provenientes do orçamento municipal”.
São muitas as pessoas que passam pelo Complexo Desportivo de Lousada, mas foram destacados os atletas e os dirigentes de clubes e associações.
A este propósito o Dr. Pedro Machado apresentou números que comprovam a utilização do Complexo Desportivo, nas suas diversas valências. Desde janeiro até final de junho passaram pelo local 75 mil utilizadores. A média mensal é de 1624 utilizações na Pista Atletismo, 430 no Estádio de Hóquei, 154 no Estádio Municipal e 716 no Pavilhão Polidesportivo.
Os Campos Multifuncionais tem uma média de 4805 utilizações, os courts de ténis têm 3900 e o Pavilhão de Ténis Mesa tem 134. A Pista de XCO apresenta 150 utilizadores como média mensal, enquanto o Relvado n.º 2 tem 192 e na Residência Desportiva a média é de 175 utilizadores.
O Prof. Eduardo Vilar esteve na apresentação desta obras, destacando que “se mostra muito importante verificar que os equipamentos desportivos têm tido uma excelente utilização, pois como se verifica há pisos de campos que foram já substituídos. Por tudo isto, é com imenso orgulho que ouço dizer, 20 anos depois, que o Complexo Desportivo de Lousada vai crescer ainda mais”.
Como é referido no livro, muito mais do que um conjunto, cada vez mais alargado, de infraestruturas dotadas de condições modernas e atrativas abertas à comunidade, a equipas e seleções de variadas modalidades, o Complexo Desportivo de Lousada surge como um elemento estruturante para a qualificação da região para o desenvolvimento pessoal e social, e para a elevação da qualidade de vida da população.
O Prof. Luís Ângelo Fernandes destacou alguns factos que revelam a evolução desportiva no concelho, como “não existir qualquer tipo de atividade desportiva em Lousada há 100 anos”.
A primeira modalidade devidamente reconhecida foi a columbofilia e somente na época de 1930/1931 existiram os primeiros jogos de futebol com equipas organizadas.
Relativamente ao Hóquei em Campo, modalidade de destaque em Lousada, esta surge em 1967 com a Secção de Hóquei em Campo.