Curadoria: Manuela Hobler Kaempf
EXPOSIÇÃO INTEGRADA NAS CELEBRAÇÕES DOS 100 ANOS DO PARQUE DE SERRALVES
O Parque de Serralves apresenta O TEMPO DAS ÁRVORES de Paulo Neves (1959), no âmbito da celebração do seu centenário. Escultor de referência no nosso país, Paulo Neves começou a expor na década de 80 do século XX e construiu uma carreira internacional assinalável, estando representado em diversas coleções e com peças de arte pública nos cinco continentes, em países tão diversos como Estados Unidos, Canadá, Brasil, Alemanha, França, Espanha, , Holanda, Bélgica, Roménia, Austrália, Angola, Marrocos e Portugal. O escultor apresenta agora, no Parque Serralves, um conjunto de trabalhos escultóricos em que, nas palavras da curadora Manuela Hobler Kaempf, o autor “encontra inspiração e um prazer enorme de descobrir a memória única de cada árvore” cujo tronco ou raiz trabalhou.
Desde o início da sua carreira, Paulo Neves desenvolve uma linguagem pessoal e inconfundível e percorre um caminho enraizado na tradição antiga da escultura. A sua obra nasce de uma espiritualidade profunda, de respeito e amor pela natureza e da procura de pureza e harmonia. Os primeiros trabalhos nasceram de pedaços de lenha e a madeira, apesar de também trabalhar o metal e a pedra, manteve-se até hoje o material de eleição para a criação da sua obra.
A exposição PAULO NEVES: O TEMPO DAS ÁRVORES, enquadrada no âmbito na celebração dos 100 anos do Parque, homenageia as árvores enquanto suas principais protagonistas.