Foram apresentados, na segunda-feira, 26 de junho, os resultados do projeto ColorADD, a que o Município se associou. Esta parceria existe há quatro anos e tem como finalidade sensibilizar a comunidade para o daltonismo.
O projeto ColorADD abrangeu, no ano letivo 2022-2023, de 27 escolas, num total de 384 alunos do 4º ano do 1.º ciclo do ensino básico, do ensino público e do ensino particular.
Os rastreios foram realizados, então, a 384 alunos, sendo que 191 eram meninas e 193 eram meninos. A percentagem de daltonismo nos rastreios efetuados é de 0,5% nas meninas, o que corresponde em números efetivos a uma aluna, e nos rapazes são quatro, representando 2,1%.
Nestes rastreios foram ainda efetuados testes de acuidade visual, ou seja, são analisados parâmetros relativos à visão com clareza e nitidez. Os dados traduzem que 32 raparigas e 37 rapazes apresentam dificuldades a este nível.
Nestas ações que foram desenvolvidas durante o ano letivo os participantes receberam o Kit ColorADD, composto por material escolar, nomeadamente por uma mochila, um caderno e uma caixa de 12 lápis identificados com o código de cores.
Os rastreios para o daltonismo e acuidade visual contaram com a colaboração das óticas locais Casa dos Óculos, Óptica de Lousada, Multióticas e Ergovisão.