Realizou-se no dia 26 de janeiro a cerimónia de entrega dos prémios às Autarquias + Familiarmente Responsáveis, em que Lousada foi também distinguida.
A Vereadora da Ação Social, Dra. Maria do Céu Rocha, destacou o facto de “Lousada ser um exemplo no que respeita às preocupações e medidas de apoio às famílias. A autarquia tem desenvolvido um trabalho que tem como preocupação essencial a qualidade de vida dos munícipes”.
A distinção, atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, acontece pela quinta vez consecutiva, e vem mais uma vez reconhecer as boas práticas de apoio às famílias promovidas pelo Município de Lousada.
Da educação à área social, do desporto à cultura, foram muitos os argumentos elencados na candidatura, não só pelas políticas orientadas para todas as famílias do concelho, mas também pelas ações e iniciativas destinadas a agregados familiares mais desfavorecidos económica e socialmente.
Para a Vereadora da Ação Social “estes são alguns dos fatores tidos em linha de conta para que o Município de Lousada fosse distinguido novamente com o galardão de “Autarquia + Familiarmente Responsável” pelo seu trabalho ao nível da ação social, nomeadamente por práticas amigas das famílias, mas também pelo trabalho nas áreas do desporto, cultura, apoio económico e políticas fiscais amigas das famílias”.
A cerimónia decorreu no Auditório da Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais, em Coimbra, como uma forma de enaltecer o impacto e a importância das políticas municipais no dia-a-dia das famílias Lousadenses.
Na sessão oficial estiveram presentes, para além da Dra. Rosário Carneiro, representante do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, a Presidente da Associação Portuguesa Famílias Numerosas, Dra. Rita Mendes Correia, o Presidente da Fundação Millenium BCP, o Embaixador António Monteiro, a Presidente e o Secretário-geral da Confederação Europeia das Famílias Numerosas, Regina Maroncelli e Raul Sanchez, e o Dr. Nuno Moita, da Associação Nacional de Municípios Portugueses.