Nos dias 24 e 25 de novembro realizou-se a 6.ª sessão do projeto Faro, que é financiado pela União Europeia, ao abrigo do programa Europa dos Cidadãos.
A memória associada aos trágicos eventos históricos e ao património dissonante tem merecido especial atenção pelos decisores locais do Condado de Piotrków (Polónia) que consideram de particular importância salvar do esquecimento esta herança para as gerações futuras.
Na reunião conjunta com os países parceiros, o Município de Lousada abordou o Plano dos Centenários com o tema “Public school buildings – Schools of the Centennial Plan in the Municipality of Lousada” e o projeto em desenvolvimento relacionado com a instalação na Escola Primária de Casais de um Centro Interpretativo das Escolas do Plano dos Centenários.
Os países parceiros foram envolvidos na discussão de soluções de proteção, valorização e divulgação deste património na construção de uma memória coletiva, realizaram visitas guiadas à arquitetura dissonante da cidade e participaram num workshop sobre “Como proteger o património cultural e os direitos dos cidadãos ao acesso e participação no património”.