Exéquias assinalam os 188 anos do desaparecimento do rei
No âmbito das Comemorações do Bicentenário da independência do Brasil, a Câmara Municipal do Porto, a Irmandade da Lapa e a Rota Porto Liberal organizam a cerimónia das exéquias de D. Pedro IV, no dia em que se assinalam 188 anos do seu falecimento. A sessão solene terá lugar na Igreja da Lapa, às 21h30 de sábado, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e da provedora da Irmandade da Lapa, Manuela Rebelo.
Evocando o rei Soldado, personagem marcante da história portuense, e no dia em que se perfazem 188 anos do seu falecimento, a Câmara Municipal do Porto, a Irmandade da Lapa e a Rota Porto Liberal celebram D. Pedro IV, numa cerimónia que decorre este sábado, às 21h30, na Igreja da Lapa.
A sessão solene começa com uma leitura da “Oração Fúnebre nas Exéquias de S. M. I. o Senhor D. Pedro, Duque de Bragança e Regente de Portugal”, de Luiz Moreira Maia da Silva, assumida por Agostinho Ribeiro.
O Conselho de Minerva, organização brasileira que reúne as associações e antigos alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, outorga depois a Comenda da “Congregação do Colar de Mérito Pedro, o Libertador” à Irmandade de Nossa Senhora da Lapa.
O momento solene é acompanhado por um concerto oferecido pelo Coro Polifónico da Lapa, em conjunto com a Banda do Exército e Filipe Veríssimo (no órgão). Os músicos interpretam obras de Wagner, Elgar, Caccini e Gregson, sob a direção do Capitão CBMUS – Artur António Duarte Cardoso.