85 mil pessoas festejaram a chegada do outono em Serralves

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Após duas edições de interregno provocado pelo Covid 19, 84.783 pessoas festejaram o Outono na XIIª edição desta Festa, a maior afluência de sempre (Sete por cento mais do que na edição anterior realizada em 2019).

Ao longo de 2 dias, participados de forma entusiástica por quase 85 mil pessoas, a Festa do Outono, centrada na celebração da natureza e na importância da sua valorização, ofereceu aos visitantes de Serralves centenas de propostas em todos os espaços da Quinta, e a fruição do Parque de Serralves e do seu já icónico Treetop Walk. Muitas famílias vieram vivenciar a zona mais rural de Serralves para participarem numa programação muito diversificada, com workshops, oficinas, percursos, espetáculos de teatro, música e circo, performances, instalações e jogos, bem como passeios pedagógicos pelo Parque e pelo Treetop Walk; pela primeira vez, o cinema infantil, através do projeto transeuropeu de cinema Cinemini, vocacionado para crianças entre os três e os seis anos, também marcou presença na Festa do Outono.

As propostas divertidas, educativas e contextualizadas à luz de algumas práticas, tradições e conceitos ancestrais, misturadas com diferentes expressões artísticas, trouxeram a esta celebração o prazer de ver e ouvir abordagens contemporâneas e inovadoras de temáticas de grande importância para a sociedade atual, no âmbito da celebração da Natureza e da sensibilização para a necessidade de a conservar, em busca de um planeta sustentável. De realçar que a Festa contou com a colaboração de um impressionante número de  parceiros, em especial de várias autarquias fundadoras de Serralves e outras entidades de vários pontos do país, que se associaram a esta grande festa de celebração da natureza e de práticas promotoras de comportamentos sustentáveis.

Para além do SuperBock Group, mecenas da Festa do Outono, a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino e as Câmara municipais de Aveiro, Barcelos, Braga, Guarda, Guimarães, Gondomar, Lamego, Ovar, Ponte de Lima, Porto, S. João da Madeira, Santo Tirso, Torres Vedras, Viana do Castelo,Vila do Conde, a Noite Europeia dos Investigadores – Science Multiverse, a Greenlight Plus e a SPV – Sociedade Ponto Verde foram os municípios e entidades parceiras que se associaram à 12ª edição deste evento.

Mas quais foram as principais razões da visita?

Um estudo de públicos, uma investigação ISAG-EBS/CICET-FCVC, concluiu que os visitantes que passaram pela Festa de Outono avaliaram, de forma muito positiva, o evento (satisfação global de 4,42 em 5). Os visitantes apontam o acolhimento, a qualidade e diversidade das atividades, associadas à reputação da marca “Serralves” e às práticas ambientais do evento, mais especificamente a gestão de resíduos e poluição, como principais motivos para a sua presença na Festa do Outono. Mas outro fator assume também uma importância notável: 91% dos visitantes marcaram presença no evento na companhia da família ou de amigos, com uma média por grupo de 4 (3,63) pessoas, o que realça o peso do ambiente familiar vivido neste evento.

Do total dos participantes, 27% residem fora da Área Metropolitana do Porto e deslocaram-se propositadamente para participar na Festa do Outono. O público presente dividiu-se entre o género feminino e masculino, sendo maioritariamente casados ou estando a viver em união de facto (59,8%), e com habilitações académicas ao nível do Ensino Superior (68,1%). Entre os participantes, 60,5% tinham já uma forte ligação a Serralves e referiram que, no último ano, visitaram este espaço cultural pelo menos uma vez. Por último, no recinto conviveram participantes de nacionalidade Portuguesa e Estrangeira, com destaque para o Brasil, Espanha, França e Reino Unido.

O estudo realizado confirmou ainda que os dois anos de interregno não abalaram a visão positiva dos participantes sobre a Festa do Outono. Pelo contrário, os participantes “concordaram” ou “concordaram totalmente” com o contributo do evento para a imagem da cidade (91,8%), para o reforço da reputação de Serralves (90,0%), para a promoção da diversidade cultural, artes e espetáculos (86,8%), para o turismo (83,8%) e ainda para reviver e recuperar tradições (81,2%). O desenvolvimento sustentável (80,7%) e a proteção e valorização ambiental (81,9%) foram também tidos como fatores chave para o sucesso do evento.

Pela primeira vez, a investigação efetuada inquiriu os participantes sobre incapacidades físicas, de forma a avaliar, entre outros, as acessibilidades do evento, uma forte aposta de Serralves. Entre os visitantes que indicaram ter algum tipo de incapacidade, os acessos ao evento, a sinalização/informação e as condições de assistência às atividades foram classificadas como muito positivos.

A grande maioria dos visitantes (8 em 10) tencionam regressar na próxima edição, de acordo com estudo!

Os dados agora divulgados resultam de uma parceria entre o ISAG – European Business School, o Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC) e a Fundação Serralves. O estudo foi implementado ao longo dos dois dias do Festa do Outono (24 e 25 de setembro) e através de entrevistas presenciais e diretas. Foram obtidas 1.455 respostas válidas que permitiram realizar a caraterização sociodemográfica e o perfil do participante do evento e identificar os principais fatores de satisfação.

Fundação Serralves

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