A turma do 3.ºA da Escola Básica de Matosinhos conquistou o primeiro lugar nacional no Concurso Final da 15.ª edição do projeto “No Poupar Está o Ganho”, destacando-se entre centenas de turmas de todo o país na promoção da literacia financeira.
O projeto, promovido pela Fundação António Cupertino de Miranda e desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, tem como objetivo capacitar crianças e jovens para uma gestão responsável do dinheiro, fomentando comportamentos sustentáveis e conscientes desde os primeiros anos de escolaridade. Nesta edição, participaram 27 turmas do 3.º ano do concelho de Matosinhos.
A cerimónia de entrega de prémios realizou-se a 4 de junho, nos jardins da Fundação Cupertino de Miranda, no Porto, reunindo cerca de 600 participantes, entre alunos, professores, autarcas e parceiros institucionais. O vereador da Participação Cívica e Juventude, Nuno Matos, marcou presença no evento e entregou pessoalmente o prémio à turma vencedora.
Com 15 anos de existência, o programa “No Poupar Está o Ganho” já envolveu mais de 115 mil alunos de 120 municípios portugueses. Este ano letivo, mais de 20 mil estudantes a nível nacional foram desafiados a aplicar os conhecimentos adquiridos em temas como poupança, seguros, consumo responsável, economia circular e direitos dos consumidores, através de trabalhos criativos e inovadores.
Nesta altura, decorre o processo de pré-inscrição na 16ª edição do projeto “No Poupar Está o Ganho”.