Sob o lema “Não há idade para aprender!”, o Município promove, entre 16 e 20 de setembro, a “Semana Sem Idade”. Ao longo de cinco dias, os seniores são convidados a participar em 12 ações (workshops e aulas) que se enquadram em temáticas relevantes para os idosos. A participação é de livre acesso.
A iniciativa desenrola-se no âmbito do Plano de Ação “Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas” (PAPCAPI) 2023-2025, em parceria com a Reformers.
Os participantes poderão integrar 12 atividades, dinamizadas pelos mentores da Reformers, sendo que, cada uma delas, se enquadra nos temas que irão predominar em cada dia: Idadismo, Literacia Digital, Saúde Mental e Sexualidade, Violência, e Bem-Estar e Qualidade de Vida.
As atividades começam a 16 de setembro, com um arraial na Quinta S. Romão, na freguesia de Paranhos.
Envelhecimento ativo
O Município do Porto aderiu à Rede Mundial de Cidades Amigas das Pessoas Idosas em 2010, passando a ter como prioridade o desenvolvimento de um plano de ação que responda ao rápido envelhecimento das populações e crie ambientes urbanos, físicos e relacionais propícios a uma maior participação cívica na sociedade.
Neste sentido, o PAPCAPI 2023-2025 intenta na promoção de parcerias com a sociedade civil, com o objetivo de combater o isolamento e promover o bem-estar das pessoas idosas, através da sua capacitação e na promoção de estilos de vida ativos e saudáveis. O projeto “Estamos Juntos – Prevenção e Sensibilização”, que integra o PAPCAPI 2023-2025, procura a manutenção da qualidade de vida das pessoas idosas através de abordagens eficazes.